domingo, 11 de março de 2012

Profissões

Vou falar rapidamente sobre as profissões e sua importância.
Todas as profissões são importantes, por mais bobas ou por piores e mais difíceis que sejam. É através delas que o homem ajuda o próprio homem. É ajudando aos outros que ajudamos a nós mesmos. Através delas nos realizamos como seres humanos, servindo, de uma forma ou de outra, à coletividade. Infelizmente, nem todas recebem a atenção devida ou tem sua importância reconhecida. Os melhores exemplos que nós temos são os profissionais da saúde e os professores, e que para mim especialmente parecem ser os mais importantes, pelo menos de certo modo.

É através da saúde (e principalmente da prevenção ás mesmas e trabalhando na atenção primária - que é o conjunto de ações que visam evitar a doença na população, removendo os fatores causais, ou seja, visam a diminuição da incidência da doença. Tem por objetivo a promoção de saúde e proteção específica) que se pode fazer crescer uma nação, dando boas condições para que todos tenham uma vida digna. E infelizmente nossos governantes não têm dado a atenção necessária a esta área tão valiosa, já que esta é uma das categorias que mais está sucateada e que os profissionais são mais mal remunerados (ou quando temos uma profissão que quer se sobrepror às outras, sendo que todas elas têm sua importância).

Outra profissão que acredito ser uma das mais valiosas está na categoria ensino. Não entendo como o Brasil, crescendo como está e aprendendo tanto, não tenha percebido ainda o valor desses profissionais. Não é atoa que temos uma das piores classificações do ensino mundial, a começar pelo baixíssimo salário que os professores recebem. E porque esta profissão é tão importante? Pois somente através dela podemos nos transformar enquanto pessoas e, principalmente, poderemos ter profissionais cada vez mais qualificados, com muito mais estudos e pesquisas para melhoria não só de todas as áreas no Brasil (economia, política, cultura e lazer, moradia, saneamento e saúde, transporte, sociedade, justiça etc) como também de todo o mundo. Isso estimula o crescimento de toda a sociedade, por exemplo tendo maior excelência no nível dos cursos superiores, transformando o quadro de saúde que temos hoje em "primeiro mundo"; uma saúde realmente de qualidade. Resumindo: para mim, a educação é o carro-chefe, A grande responsável, pela transformação e crescimento de uma sociedade!

As domésticas e diaristas, carinhosamente conhecidas hoje como secretárias do lar. São uma classe em ascensão e declínio ao mesmo tempo, bem como sua grande necessidade e importância na sociedade mundial atualmente. Ascensão por conta da melhoria e qualidade do serviço prestado e declínio por conta da diminuição do número de profissionais que esta área vêm sofrendo. Sua importância está na necessidade de contar com essas pessoas para cuidar das nossas coisas, enquanto passamos fora o dia todo trabalhando. Dentro desta classe há ainda as babás, que cuidam e ensinam às nossas crianças o que nós deveríamos estar fazendo (educar os filhos é tarefa dos pais), são uma espécie de substitutos. E isso é bom ou ruim devido ao peso que carregam. A parte ruim vocês já conhecem dos noticiários, mas a parte boa a maioria esquece. No filme Histórias Cruzadas (que finalmente assisti!) há uma senhora que ensina a filha do casal para quem trabalha a dizer "você é gentil, você é inteligente e você é importante". Preciso falar mais? Quer responsabilidade maior do que criar uma pessoa, seja ela seu filho ou não? Assistam ao filme para ver numa passagem a gratidão (ao final, quando a patroa faz comida e os donos é quem a servem no almoço; emocionante!) que nós deveríamos ter por essas humildes (ok, nem sempre) trabalhadoras que são tão maltratadas em nossa sociedade.

Temos os engenheiros e arquitetos que planejam e constroem nossas casas e prédios, para que possamos estar abrigados confortavelmente para construir família, nos protegermos contra as intempéries, termos qualidade de vida e um local onde podemos chamar de "lar". Por falar em proteção... temos ainda os bombeiros e policiais no geral que fazem a guarda da nossa segurança e integridade, tornando nossas vidas mais tranquilas. Claro que temos problemas diversos nessas áreas, bem como em todos os lugares, mas ela não deixa de ter sua importância e, principalmente, necessidade. As pessoas que trabalham com importação, exportação e transporte de comida (bem como os responsáveis por fazer a comida: os cozinheiros), para que nós possamos estar bem alimentados, possamos experimentar do que quisermos do mundo e tenhamos energia para realizar nossos afazeres. Cantores, atores e artistas plásticos que nos entretem, tornando a vida um pouco menos cansativa, pessimista e tristonha, permitindo-nos sermos representados por uma música ou por determinado personagem. Os coveiros e funerárias (ah, profissão ingrata!) que fazem por nós uma das coisas mais dolorosas: enterrar nossos entes queridos. Os políticos, que são os responsáveis por tomar decisões importantíssimas para bem conduzir milhares de pessoas que estão sobre sua "tutela", articulando-se uns com os outros e consigo próprios, apesar de alguns se esquivarem de suas responsabilidades de guiar a coletividade e preferirem o caminho mais fácil (o da corrupção e desvio de dinheiro etc...). Trabalhadores das indústrias e comércio, que distribuem os itens necessários para nossa sobrevivência. Motoristas e pilotos no geral (como os de aviões) que nos levam onde queremos ir. Os guias religiosos, que têm a competência de levar a paz aos corações aflitos, capazes de transformar o íntimo da criatura que tenha vontade para tal, mesmo que outros desviem do seu caminho acabando na pedofilia, estagnação do crescimento pessoal proporcionado pelo que se põe a pregar ou gerar conflitos entre outras formas de expressão religiosa, devido ao pensamento egóico e não pelo bem maior.

Obviamente há algumas que têm lá sua importância, apesar de eu não percebê-la tanto, como é o caso dos modelos. Ser cabide ambulante para uma roupa ou peça em específico, para receber um tanto de dinheiro e ser famoso (em "poucos" casos) por um trabalho relativamente simples me faz pensar que é desnecessário, pois enquanto se discute tal peça pra moda de tal época e local há pessoas que morrem de fome ou doenças. Mas também há o lado positivo de ser estilista e design de moda lado positivo: exploram uma infinidade de produtos que tornam nossas vidas mais práticas (como as roupas que não molham etc).

Enfim, há uma infinidade de profissões que merecem nossa atenção, todas são dignas e têm sua importância (mesmo algumas como as lutas de MMA e outras que, eu em minha pequenez, não compreendo), mas não há tempo hábil pra falar de todas elas nem paciência (ou a famosa falta de tempo) para lê-los. Isto que eu trouxe é apenas uma pequena parcela para contribuir para a auto-reflexão: o que nós estamos fazendo das nossas vidas ou que tipo de escolhas estamos fazendo em nossas vidas? Uma reflexão como esta foi feita num filme recente (Hugo Cabret, que concorreu ao Oscar deste ano), cuja mensagem é que o mundo funciona como um grande relógio e nós somos as engrenagens, cada um em sua posição específica fazendo o trabalho que lhe cabe e que lhe está predestinado, de uma forma ou de outra. Nascemos para fazer algo, às vezes não tão claro, mas que tem sua importância e necessidade.

Namastê. Au revoir.

3 comentários:

  1. Faz,muito sentido o texto.E o convite à reflexão , no final do mesmo é muito importante e benéfico para todos.Nem sempre confortável,mas necessário e fundamental na caminhada e na busca do autoconhecimento.Abraço.
    LUZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicionei uma coisa que tinha esquecido (sobre o filme de Hugo Cabret...).
      Quanto ao meu niver, vc saberá em breve o dia certo. Fique de olho aqui!

      Excluir
    2. Deu mais sentido ainda e faz todo sentido ...
      OK.Suspense ...Mistério...Mas,chegará o grande dia,não é mesmo !E que possa ser muito especial.
      Até.LUZ.

      Excluir