terça-feira, 19 de julho de 2011

Madre Teresa


Já que estamos falando sobre religião...
Uma das emissárias da luz mais recentes que tivemos a oportunidade de conhecer e uma dos mais notáveis avatares que já fomos presenteados. Agnes Gonxha Bojaxhiu, mais conhecida como Madre Teresa de Calcutá, nos trouxe diversos presentes e um dos exemplos mais excepcionais conhecido entre os homens. Acho que é notável minha admiração por esta personalidade e que infelizmente não tive a oportunidade de conhecê-la (em especial pela questão do tempo, já que, quando ela morreu eu tinha 11 anos e sequer imaginava ou era metade do que sou hoje). E esta é apenas a primeira publicação que farei sobre ela. Segue abaixo um belíssimo texto que ela escreveu.
Muitos são os livros sobre ela. Teresa dos pobres e sofridos, a santa da escuridão (como dizia), trouxe a nós, num livro classificado como Espírita (mas que eu, pessoalmente, não reconheço como tal por ser apenas uma Cristã nos dando lições para o bemviver e por não ter conteúdo espírita), este texto como base para reflexões sobre cada uma destas frases. No livro chamado A Força Eterna do Amor (que considero o melhor e mais belo livro que já li na vida), escrito por ela (em espírito) e repassado ao plano material pelas mãos de Robson Pinheiro, Agnes nos deixa desconcertados diante de nossa pequenez e ignorância (ainda mais quando se trata de alma tão bondosa e imensamente humilde como ela). Cada parágrafo do livro é um soco (gentilmente) dado em nossa face e que demora dias para se fazer a digestão (de tamanha beleza e vergonha por não estarmos fazendo nosso trabalho direito na Terra). E por falar em Espiritismo, aos que se interessam (ou acreditam), Teresa de Calcutá foi antes Maria Madalena, discípula amada do Mestre e possuidora de uma história de vida tão maravilhosa e fantástica (mas que poucos conhecem) quanto Saulo (vulgo Paulo de Tarso, o apóstolo).
Qualquer dia conto sua história aqui, bem como escreverei outras passagens de textos dela (que estão contidas neste mesmo livro). Por hora, fiquem com a magnitude voluptuosa do tal texto escrito por ela e utilizado como base para o livro descrito acima.


"O dia mais belo: hoje.
A coisa mais fácil: errar.
O maior obstáculo: o medo.
O maior erro: o abandono.
A raiz de todos os males: o egoísmo.
A distração mais bela: o trabalho.
A pior derrota: o desânimo.
Os melhores professores: as crianças.
A primeira necessidade: comunicar-se.
O que traz felicidade: ser útil aos demais.
O pior defeito: o mau humor.
A pessoa mais perigosa: a mentirosa.
O pior sentimento: o rancor.
O presente mais belo: o perdão.
o mais imprescindível: o lar.
A rota mais rápida: o caminho certo.
A sensação mais agradável: a paz interior.
A maior proteção efetiva: o sorriso.
O maior remédio: o otimismo.
A maior satisfação: o dever cumprido.
A força mais potente do mundo: a fé.
As pessoas mais necessárias: os pais.
A mais bela de todas as coisas: o amor."



Além de livros, também há um filme feito em 2003, se não me engano, sobre a vida e a obra de Agnes. Dentre os muitos legados deixado por ela, o principal é a congregação das Missionárias da Caridade. Eu já vi o filme e achei espetacular! Sempre dá vontade de revê-lo. Não sou a favor de filmes piratas ou baixar filmes, mas como este tipo de material não se encontra por aí eu baixei e assisti. Aos que se interessarem, deem uma olhada nesta página da internet. Se não conseguirem baixar por lá procurem no Google que possivelmente encontrarão.

*Só para constar: estou lendo atualmente outro livro sobre ela, mas desta vez é a biografia.

Au revoir

5 comentários:

  1. Também admiro muito e a considero um grande exemplo.Tem um pensamento dela que aprendi com uma grande amiga minha(que era missionária na época e que atualmente também é freira).O pensamento:é de que todo mal,Deus tira um bem maior.E o seu texto me fez lembrar dela e deste pensamento que desde então guardei no meu coração e sempre gostei e gosto de dize-lo para as outras pessoas também;principalmente quando percebo que precisam ouvir isso.E ainda que não faça sentido pra estes muitas vezes ou nos julgam como bitolados ou por querermos ajudar ou sermos diferente de um padrão da sociedade(nos julguem-como falsos ou interesseiros ou sei lá mais o que...)que não devemos desanimar e aí vem o porque desta explicação anteriormente.Por este outro grande pensamento que aprendi com minha amiga ,que era de madre Teresa-"que no fim das contas,será entre nós e Deus".E partilho o mesmo sempre que possível,porque tudo que nos ajuda e nos faz bem,também pode ajudar o outro e se partilhamos,crescemos também e damos oportunidade pro outro também;bem como recebemos esta oportunidade de outros,etc.
    Todo exemplo e o que de melhor pudermos extrair e praticar de grandes personalidades como esta e outras(muitas até mesmo citadas por você já aqui em outros textos que também concordo e admiro)nos possibilitará e nos ajudará a sermos melhores e encontrar e ter mais sentido à vida.Pretendo assistir o filme depois também.
    E procurando o texto ou poema sobre estas frases dela,encontrei um vídeo muito legal.No mesmo tem o que eu procurava e o texto que você colocou que gostei de conhecer,bom para alguns poderia ser uma grande coincidência,mas acredito que não existem as mesmas e sim providências,não sei se faz sentido.E encontrei também um vídeo que tem um clip sobre o filme que você comentou e parece ser muito bom mesmo.
    É sempre bom conhecermos mais e nos espelharmos nas histórias de vida de pessoas como essa.E acredito também como você já comentou por aqui uma vez que nada é por acaso.Um bom tema trazido por você. E boa leitura sobre a biografia da mesma.E como já percebi e acho muito legal que você também é uma pesoa que sabe partilhar;fica como sugestão-comentar e/ou escrever após a leitura um pouco sobre a biografia da mesma(o que achou,o que lhe chamou atenção,despertou,etc).
    Peço desculpas se me empolgo às vezes e alugo demais o seu espaço e você...mas me dá um toque e se não for legal,vou me"policiar"mais nesse sentido.Segue o vídeo.

    http://www.youtube.com/watch?v=NxsbVeqwStM

    Continua...

    ResponderExcluir
  2. O vídeo tem de fundo uma música muito bonita e que até já foi trilha de um filme muito legal também.Achei legal,porque juntou duas coisas legais numa só(um comentário a parte),gosto desta música também.E os poemas dela são uma grande lição de vida e nos dão força e sentido para continuarmos.Uma curiosidade apenas(já que você comentou sobre sua idade na época em que ela faleceu,percebi que viajei quando achei que você tinha colocado o nome do blog de repente em relação ao desenho do Lion)ainda que você conheça e conheceu o mesmo,não era bem da sua época-mas você foi muito educado e discreto,achei engraçado-porque na época que assistia era uma menininha,mas você era um bebezinho-tudo bem que a diferença não é tão grande...Sei lá me lembrei disso e quis partilhar com você,espero que sirva pra você dá umas risadas também.E não repare os meus horários meio loucos às vezes é que estou de férias e acabo dormindo mais tarde mesmo.
    Hoje já é dia do amigo(então ainda que virtual),e esta modalidade se é que podemos classificar desta maneira,está crescendo...
    Um bom dia do amigo pra você e todos os seus amigos.Obrigada pelo espaço e por sua amizade virtual.Um grande abraço.
    LUZ.

    PS:termino o aluguel por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Seria tão bom se conseguimos levar esse exemplo tão profundamente em nossas vidas neh!!
    E que assim seja...
    Muito bom o texto!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, de tudo se tira um aprendizado e TUDO (exatamente tudo) é para nosso crescimento (e isso também é sabedoria). São oportunidades que Deus nos dá. E tem uma frase muito parecida que já conhecia (e que prefiro, por achar mais coerente): "No fim das contas, é só você contra você mesmo."
    Devemos sempre, dentro de nossas possibilidades, ajudar as outras pessoas. Portanto, partilhar é sempre bem vindo, como vc que contribui com a bagagem que possui. Este também é o motivo principal pela qual criei este espaço: compartilhar para instruir. Utilizo do pequeno conhecimento que tenho para contribuir com o crescimento de outros.
    Somos sempre presenteados com a Providência Divina, mas na maioria das vezes não percebemos. Vi o vídeo e achei bacana. Já conhecia o texto e a música (apesar desta versão ter ficado bacana, não gosto dela "Somewhere over the rainbow"). Não sei se percebeu, mas publiquei no texto também o trailer do filme dela.
    Sim, depois publicarei (como já havia dito) um pouco sobre o que já li dela e outros livros. Não se preocupe, pode ficar a vontade para comentar aqui. Este espaço é nosso. E rir faz parte e é benéfico. Por falar nisso, está saindo um novo desenho dos Thundercats.
    Feliz dia do amigo também!!! \o/

    ResponderExcluir
  5. Ok.Obrigada pelo retorno,mas quando disse que achei engraçado,não foi no sentido perjorativo e sim mais pela minha confusão(engano)e não rir de você,rir com você da situação.Pode ser que você tenha entendido,mas quis reforçar,já que às vezes sou um pouco confusa...E a diferença é bem pequena,pode até ser que assistimos na mesma época quando passou pela segunda vez também.Vi que vão voltar e numa versão mais moderna(respeitando as caracteristicas originais dos personagens).LUZ.

    ResponderExcluir