segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Justiça ou vingança? - 2

Já fiz uma publicação sobre o tema aqui e fiz uma pequena abordagem aqui. Como é um assunto que está na boca do povo, vou aproveitar pra falar novamente sobre o assunto.

O tema tem se tornado popular graças à novela Avenida Brasil, onde mostra a personagem Nina/Rita em busca de justiça contra o mal sofrido na infância pela madrasta Carminha. Na revista Veja também foi abordado o tema há 2 ou 3 semanas atrás justamente pelo mesmo motivo (ilustrado na foto ao lado). Uma das frases mais conhecidas para fazer a propaganda da novela é "Até onde você iria por justiça?". E é uma boa frase para se pensar. Da primeira vez que abordei o tema, falei sobre a personagem vivida por Glória Pires que foi presa injustamente graças a um homem que a usou se fazendo passar por namorado. Após sair da cadeia ela volta para se vingar. Não é muito diferente do que passa na novela agora. A menina Rita cresce como Nina, mas não consegue se livrar da sede de vingança. Mesmo tendo sido adotada por uma família argentina, depois de anos ela volta para fazer "justiça". Isso mostra como o ódio corroe por dentro. Tanto tempo se passou e ela não conseguiu esquecer, perdoar e seguir em frente. Pior: passou por cima de seu amor, do seu futuro e dos seus princípios e valores, tudo em nome da vingança. Ver a "mocinha" reunida com a vilania, discutindo coisas de origem dividosa ou sendo dissimulada com todos não é das sensações mais agradáveis. Tanto que esta mocinha não tem tido tanta audiência na rua ou na mídia (visto que a atriz não tem sido chamada para fazer comerciais e afins, coisa que normalmente os mocinhos fazem). Aliás, a personagem Nina foi inspirada, mesmo que indiretamente, no pernsonagem principal do filme O Conde de Monte Cristo. Ao longo da novela foram levantados diversos "debates" e diálogos entre os personagens sobre o que é justiça e o que é vingança. Vários personagens tentaram convencer a personagem principal de dar a volta por cima e seguir a vida, mas foi em vão. Isto claramente mostra que quem manda é nossa força de vontade, quem pode decidir é apenas nós mesmos.

 A vingança pode ser disfarçada de várias formas, mas não deixa de ser vingança. Como na ilustração que coloquei no topo, pode ser vista como uma brincadeira, mas não deixa de ser vingança. Se fazem alguma coisa prar nós, porque devemos responder à altura e da mesma forma? Porque foram violentos, sem-educação, egoístas, indiferentes etc, temos que ser também? Não vivemos mais sob a Lei de Talião e seu famoso "olho por olho, dente por dente", mas muitas pessoas pensam que sim. Como foi dito de forma magnífica por Mahatma Gandhi no filme (de mesmo nome) sobre ele mesmo: olho por olho e o mundo acabará cego. Outro ponto conhecido é o "herói" dos quadrinhos chamado O Justiceiro - ilustrado na foto ao lado - (e que poucos sabem que seu nome original em inglês é The Punisher, que significa em tradução livre O Punidor/O Castigador). Já saiu um filme dele em live action e estava para sair o segundo (do qual não sei em que andamento está), tendo feito o maior sucesso. E muitas pessoas estão, pelo menos de certa forma, de acordo com o roteiro e princípios do personagem. Da mesma forma que se regozijam com as pequenas vinganças do dia-a-dia, seja por que motivo for. O motivo pode estar certo, bem como a sede de justiça, mas como é que predendemos fazer isso: de maneira legal ou não legal? Me refiro ao certo e errado da personagem Nina, do Conde de Monte Cristo e do Justiceiro e também quando falamos "eu perdoo/perdoei", mas sente uma fagulha de alegria se qualquer coisa de errado/ruim acontece com a pessoa que nos machucou, mesmo que nós não tenhamos nada a ver com o que aconteceu a ela. Então também faço a mesma pergunta para que vcs possam responder a vcs mesmos: Até onde vc iria por justiça?

Algumas pessoas são como a Nina: querem justiça, mas acabam fazendo vingança. Isso remete ao que já falei aqui antes sobre o caso Nardoni, o caso do goleiro Bruno, o caso Cachoeira, o Mensalão ou qualquer outro assunto do tipo. Há pessoas que perdem a vida (ou parte dela) fazendo isso, querendo ou não. Assim foi com a personagem da Glória Pires e assim é com Nina, com o Justiceiro e o Conde de Monte Cristo. Há pessoas que guardam o que aconteceu e ficam remoendo, mesmo que inconscientemente. E há pessoas que sacodem a poeira e levam a vida à diante. A Nina não está sendo tão popular justamente por estar passando por cima de seus próprios valores para conseguir o que quer, inclusive atropelando as pessoas. Até um certo momento a população apoiou o que ela estava fazendo e até ficaram feliz, mas até certo ponto: tanto que não estão mais gostando tanto assim da personagem. Isso mostra claramente que, por mais feliz que fiquemos, uma hora tem que parar e ir em frente, seguir com a vida. Há pessoas que não conseguem e passam a vida amarguradas. conseguindo ou não, a questão é: o que vem depois? E o tempo que se "perdeu"? Qual seus objetivos na vida fora isso? Como seguir em frente?

Acho que o que fala mais alto quanto a este assunto é o caráter, os princípios e os valores. Pelo menos para mim. Deixo agora este trecho picado do filme V de Vingança (que, ao contrário do que parece, não se trata de vingança exatamente, mas sim de ideologias), onde se fala através de uma carta (e em cenas maravilhosas) espetacularmente sobre o tema integridade: "Nossa integridade é tudo o que temos. É o mais importante em nós. Mantendo nossa integridade, somos livres. Cada pedacinho do meu ser perecerá. Cada pedacinho... Menos um. O da integridade. É pequeno e frágil... É a única coisa que vale a pena ter: jamais devemos perdê-la, nem deixar que o tomem de nós. O que mais quero é que entenda a minha mensagem... Quando falo que mesmo sem conhecer você... E mesmo que talvez jamais conheça você... Ria com você, chore com você... Ou beije você... Eu amo você. De todo o coração... Eu amo você. Valerie".

Namastê. Au revoir.

8 comentários:

  1. Ser íntegro tbém é ser verdadeiro,ter a coragem de assumir erros e procurar sempre que possível corrigir os mesmos.E não devemos deixar que outros ditem nosso modo de agir ou ser.Mesmo sendo minoria ,fazer valer o tempo por aqui.E vc o que pensa sobre ser verdadeiro ? Talvez,o fato de ter personagens em outro espaço ,te fez ficar na defensiva ,mas não sou um personagem ( sou real).E apenas fiquei comentando por aqui ,pq achei que fazia sentido pra vc ,como fazia pra mim.Mas ,em nenhum momento fui mentirosa ,sempre procurei dizer o que pensava e sentia ( mesmo qdo confusa ,fui sincera tbém).Nem sei pq estou escrevendo isso ,mas acho que é reflexo deste final de semana ( que revi muitas coisas e o pq de pessoas entrarem em nossas vidas e outras emoções /sentimentos compartilhados com um grupo muito especial).Acho que estes momentos nos ajudam a seguir tbém ( prosseguir).Nossa amizade .ainda que virtual ,fez ou faz sentido pra vc ? Não comentar mais por aqui ,foi justamente por ficar em dúvida sobre isso e se vc era realmente sincero como pensava ou mais um brincando ou melhor se divertindo às custas de outros.Dizem que o silêncio é uma resposta ,mas me desculpa a ignorância neste sentido,não entendo muito e não entendi se houve alguma resposta ( não sou boa em decifrar silêncio/enigmas).Se fizer algum sentido tudo isso ...espero que possa responder.LUZ.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luz.
    Sim, sou sempre verdadeiro, honesto, sincero e outros sinônimos. Portanto não brinco com ninguém (aliás, foi justamente o que fizeram comigo). Mas calma lá que não é nada pessoal. O silêncio é uma resposta que pode ser interpretada de várias formas, por isso temos que ser cautelosos.
    Este mês tenho passado uma fase meio pesada, motivo pelo qual não ando publicando nada por aqui (e quando o faço, sempre coisas menores e rápidas). Vi sim o que vc tinha escrito da outra vez e agradeço a atenção por se preocupar, mas quando estou com alguma coisa mais séria ou difícil me fecho. Faço isso para refletir, meditar, respirar e tomar as decisões mais cabíveis, sensatas e as que acho mais corretas.
    Não é nada pessoal com vc, aliás, fiquei totalmente no modo off line para familiares, amigos, colegas de trabalho e internet. O modo que tenho de lidar com algumas coisas é me afastar do mundo e entrar dentro de mim, já que aí vou encontrar as respostas que procuro. Estava tão distante que todos se preocuparam comigo, já que sou engraçado, comunicativo (apesar de reservado) e dinâmico. Já estou de volta ao normal, mas esses dias eu não era eu, muito pelo contrário.
    Inclusive gostaria de dar, se me permitir, uma sugestão ou fazer uma crítica construtiva: vc pode tratar essa insegurança e "dificuldades de relacionamento" em terapia. O que me faz lembrar inclusive de quando eu fazia terapia... Gostaria de voltar, mas trabalhando tanto não tenho como no momento.
    Então, relaxa. =D

    ResponderExcluir
  3. Ok.Parece que estes últimos tempos ,não foram fáceis para nós.Mas,vamos superar .A vida é assim mesmo ,dizem que qdo tudo fica calmo demais que é para desconfiarmos;por outro lado não gosto de extremos em nenhum sentido e tribulações demais tbém não faz bem pra ninguém.Agradeço pelo toque e por se preocupar neste sentido ( vou entender assim).Mas,todos nós infelizmente temos algo para trabalharmos e mesmo assim ,tendo consciência e trabalhando ;as coisas não funcionam como na teoria e não mudamos num passe de mágica ).E vc como terapeuta deve saber disso.Terapia sim ,é benéfica e importante ( mas não deixamos de ter certos comportamentos ou características ,apenas aprendemos a lidar melhor com isso e minimizar o possível e maximizar aquilo que já era positivo )me corrija se estiver dizendo bobagem.Por exemplo ,alguém tímido ,não deixará de ser assim ,apenas aprenderá a lidar melhor com seus medos e terá consciência se entendendo melhor ,que enfrentar e como será algo que deverá descobrir ( e os resultados colhidos posteriormente valerão o esforço e processo percorrido ).Mas,mais uma vez,fará isso gradualmente e não existirá e nem existiu um portal mágico para resolver seus problemas.Quem brincou com vc ? Apesar de certos questionamentos ,refletirem insegurança ,nem todos foram.Pq se vc se colocar no meu lugar ,verá que fizeram sentido e vc talvez tbém os fizesse ( no sentido de mantermos uma comunicação aberta e sincera ).Baseado no que falamos uma vez ,que sempre que algo ficasse estranho ,um perguntaria pro outro ,ou tentaria ampliar a comunicação-algo assim .Sei que nem todo mundo gosta de ficar falando ou se explicando ,mas se as pessoas conversassem mais e abertamente ,menos mal entendidos e confusões aconteceriam .Engraçado vc dizer sobre vc ,me faz lembrar um pouco de mim;mas sobre encontrar respostas -estou meio que me entendendo e buscando me entender melhor agora ,apesar de disfarçar o máximo qdo possível-quem tá próximo percebe pq não fico igual (viajo pra dentro tbém).Mas que bom que vc consegue encontrar respostas ( às vezes entendo as como sinais e vindo de partes diferentes ,não sei se faz sentido ...mas vou tentando fazendo conexões e vou me encontrando ).

    http://www.youtube.com/watch?v=nwODY4MTH2E
    Lulu Santos -A cura.

    http://www.youtube.com/watch?v=tQgvyTomW7Y&feature=related
    Lulu Santos - Tempos Modernos

    Até.LUZ.

    ResponderExcluir
  4. Oi,como vc tbém gosta muito de música,gostaria de deixar pra vc uns vídeos de uma cantora que conheci recentemente (músicas e letras bem bacanas e uma interpretação que realmente emociona e cativa).Então, um dia falaremos sobre as questões levantadas ? E este marcador do painel ,pq sempre muda ? Vc quer dizer alguma coisa ? Só não vale mudar de assunto...

    http://www.youtube.com/watch?v=ZBpVKMHLgRA
    Mariza-Transparente

    http://www.youtube.com/watch?v=2YixcrWmmwg
    Mariza -Chuva

    LUZ.

    ResponderExcluir
  5. E mais uma vez ...o marcador mudou ( não é nem isto que importa realmente)mas pq ? É duro ser curiosa e ansiosa ,mas o que significa e se não tem significado ou motivo ,pq muda ? Pelo menos me ajuda a entender como que funciona tecnicamente falando .

    http://www.youtube.com/watch?v=xBSzKwmvSwM
    Por quê ?????...oito anos ( se eu tivesse vc me responderia ?????)
    Adriana Calcanhoto


    http://www.youtube.com/watch?v=nmwRR-CmkCw
    Capital _ Independência

    PS : bom feriado !

    PS - 2 : olha só ,terapeuticamente falando ...não é nada bom,alguém ficar falando sozinho ,é ou não é ?! então meu amigo terapeuta ...vc já está bom,logo pode debater sobre tudo e ainda tem uma reseva pra aluguéis extras...não ,tudo bem ,sem extras .Mas,vai encarar ? Ou vai vir com um próximo texto,mudar o marcador ( o que se passa ?)Que coisa ...ou vejo coisas ?????

    Olha que um próximo até pode ser até nunca mais ,heim ? não sem extremos ,não gosta pra mim ,nem pro outro ;mas pode ser um até mais lonnnnnngggggooooo...como medida terapêutica ( faz sentido ?)

    Então ...a t é ....a .......t.......é .......a................téeeeeeeeeeeeeee.

    Feriado !!!!!

    LUZ.

    ResponderExcluir
  6. http://www.youtube.com/watch?v=OmOReYNU5ek

    Adivinha quem é ?

    Deu corda no brinquedo ,agora aguenta !!!! ( como dizem meus manos).'

    Será que o Snoopy desvenda estes mistérios que rondam os blogs e vidas dos pobres mortais...

    Toda sexta ,poderia ser feriado ,não é ?! Nem tanto,mas às vezes ajuda e faz toda diferença.Bom qualquer coisa falo com meu amigo Snoopy...sabe como é né ,os cachorros são fiéis e companheiros.Mas se não der ,falo com minha amigona mesmo e vc tem algum animal ( diriam de estimação ,mas eu prefiro perguntar ,algum companheiro de jornada pet ? ).Vai descansar no feriado ,passear ?

    Então nem precisa deixar nome ,né ?
    L..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luz, sinceramente eu não entendi o que vc quer.
      Não entendi o que ou porque de Snoopy; não sei que marcadores são esses, onde ficam ou porque mudam; de vez em quando é bom sim falar sozinho (sabe aquele ditado "antes só do que mal acompanhado"? Pois é) e vc sabe que tenho muito pouco tempo pra vir aqui.
      Não tenho nenhum bicho de estimação, neste feriado estou de folga e vou ficar aqui mesmo fazendo coisas atrasadas e sobre mim... Bem, novamente não é nada pessoal, mas não falo de mim nem para quem convive comigo...
      Ótimo feridado pra vc também!

      Excluir
  7. Ok.
    Obrigada pelo retorno.Só quis brincar um pouco com vc.Sim,às vezes é melhor estar só do que mal acompanhado e falar sozinho tbém é bom.Qdo se conversa consigo mesmo e tenta entender a vida e trabalhar com esta questão tbém faz sentido ( pq temos que gostar da nossa própria companhia e aprender a curtir nossos momentos).Legal que vc pode descansar e ver suas coisas.Fique bem,deixa pra lá ,sobre as questões ;a idéia era essa talvez ( o tempo passa e vc não sabe mais do que se trata ou não quer falar a respeito ;tudo bem ).Achei que vc estava brincando por mudar toda hora ( acho que viajo mesmo).Bom domingo .Até.LUZ.

    http://www.youtube.com/watch?v=lrUMqA0MS_8&feature=g-vrec
    http://www.youtube.com/watch?v=CR8aGGtT6fA&feature=related
    ( Lenine)

    ResponderExcluir