sábado, 9 de junho de 2012

Música

Publicação dedicada à reflexão sobre a música no mundo.

A música é a arte e a técnica de combinar sons de forma harmoniosa e melodiosa; organização de sons com intenções estéticas, artísticas ou lúdicas, variáveis de acordo com o autor, com um ritmo, com a zona geográfica, com a época, etc. Para mim, a música é algo que não tem nacionalidade, sexo, etinia ou qualquer outra particularidade egóica; é algo que transcende o físico e atinge o humor, o emocional e o espírito. De alguma forma, mexe no nosso íntimo mais profundo (se é que este termo existe), em maior ou menor grau, quer as crituras queiram ou não. Acredito que não há dureza que a música não quebre, caso exemplos e palavras não deem jeito, a música o faz, mesmo que aos poucos. Para a música, não há barreiras.

E como é que a música anda no mundo e o que nós estamos fazendo com ela? No decorrer da história do mundo, muito já aconteceu, mas muito ainda está por vir. Alguns defendem que as músicas antigas são melhores que as atuais, mas será mesmo? Nem sempre música antiga é sinal de boa música. E quando digo música quero dizer musicalidade, letra, melodia, ritmo, voz, harmonia, instrumentação, interpretação, o sentimento e tudo aquilo que a música é capaz de trazer. Acredito que com a mudança dos tempos, temos mais liberdade de expressão, incluindo na música, porém, quando pego uma música mais antiga e comparo com uma mais atual, não vejo tanta diferença na temática: às vezes dores de cotovelo, traições, amores ou outras coisas sem muito sentido/importância; pelo menos antigamente pareciam ser melhores. Convenhamos que hoje a maioria não fala nada com nada ou são de teor sexual "indireto".

Outro dia estava conversando com uma amiga do Rio (petropolitana, na verdade) num bar com música ao vivo e falávamos exatamente sobre isso. O moço em questão (que cantava no bar) tinha uma ótima voz e fazia uma intepretação muito boa. Nos questionávamos a respeito do grande sucesso de alguns artistas (Michel Teló, Tati Quebra-barraco, Black Eyed Peas, Rihanna, Ke$ha, Lady Gaga, Parangolé e outros de gêneros parecidos - sertanejo, axé e demais artistas ou bandas pops da atualidade) em detrimento de algumas pessoas ou bandas anônimas espalhadas nesse imenso Brasil, que cantam em bar ganhando de fato o "pão de cada dia, pouco a pouco e com um talento tão grande "desperdiçado" (ao menos, pouco reconhecido). Fico triste ao ver uma versão de "Ai se eu te pego" cantada no estrangeiro em inglês quando vejo que temos coisas melhores, mais interessantes e mais valiosas a oferecer. Também me entristesse ver as pessoas cantar aos quatro ventos I Gotta Feeling do grupo Black Eyed Peas sem saber que significa "Eu posso sentir/ Que hoje a noite vai ser boa/ Eu tenho meu dinheiro/ Vamos gastar até/ Sair e arrasar/ Vamos muito mais longe/ E perder todo o controle/ Encha meu copo/ Olha como ela dança/ Só tire isso/ Nos vamos acabar com isso/ Vamos queimar o teto/ Vem fácil/ Vai fácil/ Agora nós estamos no topo/ Festa todo o dia/ Vamos viver ao máximo". É isso que é viver? É isso que nossa vida vale? Outro imitam Lady Gaga com suas roupas glamurosas e figurinos um tanto diferenciados e outros ainda gostam das músicas sensuais de Rihanna e Ke$ha. Onde é que está a música (letra, melodia, voz, harmonia, interpretação etc) da música da Liga da Justiça (Foge Mulher Maravilha)? Acho que a única coisa que se tem é ritmo (bem como muitas outras: rock, sertanejas, de forró, funk ou pops). E vale? Para alguns sim, mas não para mim. Por isso sou taxado como chato e antissocial nas festas que vou quando me recuso a cantar ou dançar músicas de tipos semelhantes.

Para finalizar, gostaria de falar um pouco sobre o assombroso poder do qual a música é possuidora. A música transforma! Ela está em todo o lugar (como mostrado no filme O Som do Coração) e, para mim, a música é vida! Ela preenche nosso ser, parece dar colorido e sentido à vida (como ilustrado nesta publicação, acima). Vejam só o exemplo das trilhas sonoras dos filmes: é a música que nos traz maior proximidade ao que está nos sendo trasmitido pela película. Elas enriquecem de tal maneira, que a fotografia, o roteiro e até as interpretações parece que melhoram. Filmes com pouca ou sem nenhuma trilha sonora parecem ser sem-graça e mortas ou morimbundas. Parecem estar em preto e branco. Homenageei com uma tatuagem as 2 coisas que mais gosto: música e filme. Infelizmente o que se vê hoje é pouca música (quando falo música é com todas aquelas características acima, ou pelo menos a maioria delas) e muito de outras coisas (vozes não tão boas, ritmos alucinantes e músicas sem letra ou melodia). Mas graças ao bom Deus a música do futuro será música de verdade (ou pelo menos aquilo que era pra ser).

Namastê. Au revoir.

5 comentários:

  1. Não foi coincidência encontrar seu blog ,acho que foi pra ver (que ainda existem pessoas que pensam,sentem,vivem )sem seguir modismos ou achar que deve ser tal ou fazer tal pra agradar e acompanhar a onda e ter que estar sempre se auto afirmando.Música como tbém já te disse e falei no meu blog (qdo tinha-minha experiência que vc partilhou)é o que me ajuda a ter mais sentido e me faz me sentir mais viva ;considero este o seu melhor texto (pq tbém fala sobre algo importante pra mim,pq vc fala suas opiniões e partilha sobre a mesma e pq acho que a identificação é grande neste sentido.Até o filme,não poderia ter escolhido outro ,esse tbém faz todo o sentido e gostei muito do mesmo e de sua trilha (atores).Gostaria que não tivesse terminado naquele momento ,mas acho que a mensagem maior já tinha sido passada.E lembrar dele neste momento (tbém acho que me fez bem).Às vezes ficamos mais quetos e por perto nem sempre temos pessoas pra partilhar coisas que gostamos ou que nos identificamos e engraçado ,vc mesmo de longe (acaba conseguindo isso).Sobre talentos desconhecidos e pouco valorizados tbém já comentei com pessoas próximas .É acho que não importa a distância ,é bom saber que existem mais pessoas que pensam,sentem,questionam e buscam um sentido maior nas coisas/pessoas /situações;VIDA.Quem sabe qualquer dia desses a gente tbém não se encontra .Mas,distante ou perto :amigos são e serão sempre amigos (ainda mais qdo falamos a mesma língua e/ou nos identificamos).Acho que viajei bastante,estou um pouco reflexiva estes dias ,revendo situações,passos;sei lá...talvez vc tbém ache estranho dizer essas coisas(mas digo o que penso e sinto e não me envergonho disso).Coloquei no meu blog ,as músicas deste filme e uma cena que o garoto encontra com seu pai ( e juntos se identificam,se curtem,tocam e depois...)irão se reencontrar definitivamente.Que na vida possa haver mais encontros ,que desencontros;que possamos ouvir nossos corações e o mesmo não nos enganar ou não nos deixarem enganar;que possamos fortificar e levar sempre mais e mais este amor que vem do coração e deixar ele nos tocar,envolver,sentir ,viver...acreditando que sim ,esse som um dia tbém fará mais sentido (com alguém que saiba valorizar e entender este ritmo...será o momento que duas almas se encontram para dançar a música da vida ? É hoje peço um desconto,mais o tema e lembrança das músicas e filme contribuiram um pouco.Bom texto,bom gosto,boa partilha.Ainda distante fico contente por ter sua amizade ,ainda que virtual,encontro mais sentido na mesma (do que muita amizade real e mais próxima).Espero e desejo que isso possa ser recíproco (mas se não for ,tudo bem;nem sempre as coisas são como pensamos ,mas gostaria que soubesse disso).Até...LUZ.

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=IKqSnQHhaXs

    http://www.youtube.com/watch?v=ietjsXKjWcQ&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=1rf6CngGApM&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=bjrjEhZuJlA&feature=fvwrel

    Sim ,esqueci de dizer que tbém gosto muito de filmes e através deles tbém fui encontrando e buscando sentido,pricipalmente nos baseados em fatos reais (ainda que nem todos sejam totalmente);acho que mais do que a vida imita a arte ,a arte é que imita a vida.Vamos aprendendo,tirando o melhor,fortalecendo,acho que pra quem gosta faz sentido dizer isso.
    Muitas mensagens às vezes nos chegam através de filmes,livros,uma fala de amigos ou até mesmo um desconhecido (não sei se faz sentido pra vc ?)poderia dizer outras coisas,mas no momento não sei como explicar e acho que já te aluguei bastante ,coloquei algumas músicas que gostei e gosto do filme ;foi legal poder rever e ouvir as mesmas.Abraço.LUZ.

    ResponderExcluir
  3. Oi,passei por aqui pra saber se vc achou muito viajante meu comentário ( e não sei se o não retorno significa um sim ou um não...) .Estive revendo algumas datas e me lembrava mais ou menos (mas não tinha certeza de qdo exatamente)que comecei a postar por aqui e foi o que pensei mesmo final de maio.Legal e tinha dado sugestão pra vc falar qdo desse sobre música e achei legal ;pq não sei se foi coincidência ou se vc tbém lembrou e de repente aproveitou pra falar de algo que vc gosta tbém.Legal já temos um tempo bacana de amizade virtual ;de quebra ...um tempo e aí não sei qual o adjetivo : de aluguel virtual tbém...bom ou ruim ? de vez em qdo é bom saber ,aquele tal de feedback ...
    Até.Namastê .Abraços grandes.
    LUZ.

    http://www.youtube.com/watch?v=CwIxn6N6dTA
    Qdo o sol bater na janela ...lembra ,vc gostou e disse que tbém gostava e era o toque do seu celular-no meu projeto de blog...não sei se vc curte recordar...tá legal,encerrando mesmo ;ok...deu né...demorou,no minímo vc deve estar clamando : "misericórdia "...
    Ps: mais é sério,sem toques podemos mesmo encher e não essa a intenção.Só quis brincar um pouco com vc ,sei lá ;temos que nos esforçar e brincar um pouco mesmo que nem tudo esteja bem;vamos caminhando e prosseguindo da melhor forma.

    ResponderExcluir
  4. Oi. Como sabe, é aquela falta de tempo de sempre.
    Não tinha me atentado para esta coincidência que havia 1 ano que falamos sobre a possibilidade de escrever sobre música. Na verdade foi só coincidência mesmo, pois mais cedo ou mais tarde eu iria escrever, de qualquer jeito.
    Sou suspeito pra falar, pois a música é realmente "tudo" para mim. Não sei como seria minha vida sem música e não imagino como é nem imagino como alguém pode não gostar de música, mesmo conhecendo pessoas assim. Inclusive faço parte de um coral... E o que vc falou não foi viagem não.

    ResponderExcluir
  5. Ok.Obrigada por retornar.Abraço.
    LUZ.

    ResponderExcluir