domingo, 22 de abril de 2012

Vegetarianismo - 1

Aproveitei a deixa para escrever sobre o assunto depois que saiu uma reportagem essa semana que acabou sobre um grupo de 3 pessoas que assassinavam mulheres e utilizavam a carne das vítimas para fazer salgados para vender. Isto é, "obrigavam" as pessoas a fazer uma espécie de canibalismo. Nem estava sabendo do assunto até um de meus pacientes de informar sobre o que ocorria na mídia. E, pelo menos para mim, isso serviu para reflexão mais uma vez. E porque não trazer isso para as outras pessoas também?

Vamos começar pelo motivo pelo qual me tornei vegetariano. Nunca fui muito chegado em carne, mas menino não tem muito querer (não é mesmo?). Além do que, não é apenas tirar a carne do cardápio, é necessário substituí-la, cooisa que não podia financeiramente antes. Então para começar, me sentia mal comendo carne e também não gostava. Há uns anos tive oportunidade e condições financeiras para manter minha condição de não comedor de carne, coisa que já tinha planejado há uns 10 anos atrás mas só agora pude concretizar. Também tem aquela questão, que muitos criticam, de ter dó dos bichinhos. Mas na hora de explicar fico só com a primeira parte que dá menos trabalho (fazer o que se as pessoas não entendem e tentam de toda forma te dissuadir do que vc escolheu?). Verdade seja dita (completamente): ainda como peixes e frutos do mar com uma média de 1 vez por semana, mas há os vegans que comem exclusivamente vegetais, não ingerindo nenhum derivado de animal (como leite, ovos, manteiga, iogurte, queijo, mel etc).


Bem, a carne, ao contrário do que muito imaginam, não é um alimento necessário nem importante para nós seres humanos. Para os aminais (como o leão, por exemplo) é necessário pois ele só tem instinto, ao contrário de nós que herdamos uma pequena parcela desta e temos a inteligência (com raciocínio, pensamento etc) ao nosso favor. Não precisamos mais caçar para sobrevivermos: aprendemos a cultivar os mais diversos tipos de plantas ao redor do mundo. Então para que continuar com essa matança em nome de uma coisa que não representa muita coisa? Devemos lembrar que os animais também são nossos irmãos (digamos que mais novos). Nesse ponto me lembro, mais uma vez, de meu desenho preferido (Avatar) que num episódio, em que dialoga consigo mesmo, diz, sorrindo: Toda vida é sagrada. Sou até vegetariano. E está certo! O que é que nos faz pensar que somos melhores que outros animais? Só porque falamos, pensamos racionalmente e andamos sobre 2 patas? Toda vida é mesmo sagrada!

Daí partimos para outro ponto: o de agir em defesa da vida! Digo isso porque não paramos para pensar 1 segundo sequer sobre nossas atitudes e suas consequências. Preferimos agir no nosso comodismo e deixar as coisas estagnadas para manutensão dos nossos vícios. Porque matamos para comer bois, vacas, porcos, galinhas, antas, jacarés, tatus, ovelhas/cordeiros e peixes (e em outros países ainda cachorros, tartarugas, macacos, insetos, cobras, entre outros) e não matamos pelo mesmo motivo papagaios, gatos, cachorros e peixes (considerados de estimação), sapos, camundongos, aves diversas, coelhos, lagartos etc? Para ilustrar tem um vídeo interessantíssimo chamado Pig Me que conheci outro dia, juntamente com uma reflexão deveras interessante também em um blog de notícias de quadrinhos e cinema, chamado Melhores do Mundo, que acompanho de vez em quando. Nele, o próprio autor da publicação diz que "come carne para cacete" e que não vê graça em curtir com a cara ou chamar vegetarianos de malucos, declarando serem "pessoas mais fortes e mais sensatas que eu", que a escolha dos vegetarianos "traz mais benefícios pra mim do que a minha opção faz bem a eles" e que não se orgulha de não ter tentado ser vegetariano. Mas dá a dica para quem quer ser vegetariano de meio período (quem come carne dia sim, dia não), incluindo um vídeo da esposa do Paul McCartney apoiando a causa do Peta. Outros famosos que são vegetarianos são Madonna e Richard Gere.

Com tudo o que foi dito, ainda pode ser discudito a questão do direito dos animais e do impacto no meio ambiente. O consumo de carne é uma indústria e indústria querem lucro, sem se importarem muito com qualidade. Fazem o possível para seduzir as pessoas a comerem mais carne, mas vamos pensar um pouquinho no que isso resulta. O aumento da quantidade de animais tem conexão direta com fazendas de criação e abate, que por sua vez necessita de grandes áreas de pasto, lagos para os peixes ou baias para os porcos ou galinhas. Faz-se o desmatamento para a criação desses pastos, repercurtindo diretamente na questão ambiental com enfraquecimento do solo, diminuição de áreas verdes, contribuição para o aquecimento global, desvio de recursos hídricos para irragação e assim por diante. Sem contar com os gastos de alimentação e hidratação dos animais para abate: Enquanto são necessários menos de 500 litros de água para se obter 1 kg de soja, gastam-se até 15 mil litros de água para produzir 1 kg de carne bovina. Agora vamos ver o lado dos animais: como vc se sentiria, sabendo que está sendo criado (e, algumas vezes maltratado) para morrer? Com os animais não é diferente, demonstrado pela ilustração de Pig Me. Eles sabem que vão morrer, que socam comida goela abaixo para engordarem, são obrigados a ficarem presos, remédios que são aplicados "sem necessidade" etc. Eles sofrem com isso! E a carga energética que trazem consigo, principalmente na hora do abate, é muito forte e prejudicial. E a carne demora 3 dias no nosso organismo para ser digerido. Além do que algumas pessoas (pelo menos a maioria que conheço) são tão exageradas que, não bastando fazer bife e galinhada, ainda faz carne de panela ou carne moída. Precisa realmente disso tudo pra uma refeição só?

Para finalizar, gostaria de falar sobre as discussões dos que são a favor e contra o vegetarianismo quanto á questão da saúde propriamente dita. Não há consenso, nem entre médicos, nutricionistas, profissionais de educação física etc. Então vai da consciência e do coração de cada um. Os que são contra defendem que necessitamos da proteína da carne e que mesmo com toda a reposição que se faça com grãos, verduras e legumes existe uma tal de vitamina B12 que está presente exclusivamente na carne e que nós necessitamos. Já me disseram que todas as vitaminas e proteínas podem ser substituídos por soja, grão-de-bico, ervilha, vegetais de folhas verde escuro, ovos etc e que essa tal vitamina B12 estaria presente no ovo e nas folhas verde escuro. E que é o que eu acredito. Ora, se realmente fosse necessária a carne para nossa sobrevivência os indianos já não existiriam mais há séculos. Alguns outros, tentando "atacar" ainda apontam para mim: "Ah, então vc deveria viver de luz como as plantas. Já que não come carne porque vem de seres vivos, as plantas (verduras e legumes) também são seres vivos". A resposta é simples: bem que eu tento e gostaria, mas não possuímos clorofila para transformar a luz em energia. Óbvio que sei que as plantas também são vivos, porém os animais estão mais próximos de nós. O que está em jogo aqui, porém, é que querem estar todos certos, tanto de um lado quanto de outro e cada um defendendo seus interesses com unhas e dentes. Enquanto isso, pelo menos a grande maioria das pesquisas são tendenciosas para o não-vegetarianismo, já que os carnívoros (imagem que ilustra o ataque dos carnívoros meio, digamos, fanáticos, que se sentem ameaçados) querem sustentar seu vício frente a esta "ameaça". É mais fácil e cômodo comer sem pensar nas consequências do que parar para pensar nos benefícios e ter força de vontade para ficar 1 dia sem carne. Inclusive, se formos parar mesmo para pensar somos como os urubus: comemos carne podre e seres em decomposição, a diferença é que as congelamos e colocamos temperos.

Acho que já falei demais. Não estou aqui para levantar bandeiras, dizer o que tem que ser feito ou o que não tem, muito menos querer obrigar as pessoas a seguirem isto ou aquilo, serem vegetarianas com todos esses argumentos que trouxe. Apenas quero mostrar o que existe de fato e, quem sabe, fazer as pessoas parar ao menos para pensar. Porque agir já é outra história... Acho os vegans (quem só come vegetais e não comem nem derivados de animais como ovos, queijo e mel) um tanto radicais, mas tenho consciência que chegarei lá. Não sei quando nem como nem onde, mas estarei lá algum dia. E não tenho pressa: cada coisa ao seu tempo. É óbvio que sei que o mundo não pode ser completamente vegetariano agora, por divesos motivos: a quantidade de pessoas no mundo que sequer têm o que comer (quanto mais poder escolher o que comer), a dificuldade em aceitar alguma coisa que não vá de encontro ao que queremos e as mudanças físicas, propriamente ditas, que isto acarretará. Por isso digo que podemos começar com 1 passo por vez, devagar. E este primeiro passo é pensar. Qualquer transformação ocorre aos poucos.

O fato é: além do maltrato aos animais, tornamos o mundo pior para nossos filhos e netos com tantos impactos ao ambiente para a criação dos bichos para consumo. Se fizermos algo para aumentar os dias e a qualidade do planeta onde vivemos, por menor que seja, já está valendo. Mas isso demanda tempo e, principalmente, força de vontade (o que falarei em outra oportunidade)! Podemos começar com as pequenas coisas. A comida vegetariana é fácil de fazer e muito gostosa, apesar de muitos imaginarem o contrário, basta que se tenha vontade de experimentar e fazer. São esteriótipos e preconceitos como estes que oportunidades são perdidas. Ressalto novamente a questão da comodidade e da força de vontade. E onde é que entra a questão do canibalismo nisso tudo citado no início do texto? Além do que matar é crime, consumir carne humana ou de qualquer outro animal também poderia ser crime, já que não somos melhores ou piores que qualquer outro animal. Se pensar em abatedouros humanos é horripilante, abatedouros de animais também deveria ser (ilustrada pela imagem bem a cima referente ao nazismo). Para os interessados, podem conhecer aqui uma revista para vegetarianos e aqui também podem conhecer como ser vegetariano por 1 dia.


Não sou o tipo de vegetariano chato, tanto para comer quanto para tentar fazer alguém mudar de ideia sobre qualquer coisa que seja. Acredito que atitudes e exemplos falam mais que palavras. Muita gente fica preocupada quando vou comer na casa delas "sem saber o que fazer pra me agradar". Eu como de tudo, exceto carne. Simples. As pessoas é que imaginam que só existe refeição se tiver carne no meio, sem contar que parece que só existe carne para comer em qualquer refeição que se faça. Acho engraçado.

Fica a dica: pare e pense. Não custa nada.
Aproveito ainda para falar que hoje é o Dia da Terra! \o/
Namastê. Au revoir.

4 comentários:

  1. Não acho, que aqueles que seguem o vegetarianismo,sejam malucos.Acho bacana,mas foi como vc mesmo disse,antigamente,esse assunto nem era discutido e nem acessível à todos.Hoje em dia,as pessoas estão revendo comportamentos,se abrindo ao novo,tendo mais oportunidade de variar o cardápio e de acesso ao mesmo.Mas,tbém tem a questão da parcela da população,que talvez até chegue a informação,mas ainda não tem muita opção e oportunidade para investir numa maior e melhor qualidade de vida.Também não acho legal o consumo exagerado de carne ,bem como o consumo exagerado de nada e muito menos o desperdício.Não acho legal ,o radicalismo por nenhuma das partes,nem de os ditos : carnívoros e nem dos vegans.Eu como carne,mas nunca fui de comer de forma exagerada e ainda sim,percebo hoje que consegui diminuir e até mesmo pq esta questão dos animais ( e seu sofrimento pesa um pouco ,acho que mais do que a questão da alimentação saudável ).Mas,de uns tempos pra cá,sempre que possível,tbém dou preferência a peixes,no lugar da picanha-minha preferida(ainda não evolui neste sentido),mas tento aos poucos amenizar e melhorar no sentido saudavel,no sentido humanitário .Mas,foi como vc disse tbém,tudo no seu tempo e conforme vamos podendo lidar melhor com a situação,tendo mais conhecimento,possibilidades e oportunidade para as mudanças.De certa forma,hoje acho que já consegui realizar algumas mudanças,mas tenho consciência que ainda falta muito para ser melhorado e tbém quero sim;correr atrás disso e concretizar outras mudanças e melhorias ,não só na minha vida ,como na de outros tbém.Porque qdo melhoramos,ajudamos os mais próximos e até mesmo os mais distantes tbém,de uma forma ou de outra.Legal que vc já passou dessa fase e consegue ter uma alimentação mais saudável.Ontem vi na internet que hoje era o dia da Terra e foi bem oportuno o texto e ficou
    bem bacana( informativo,instrutivo,descontraído e ainda reflexivo...).Vc não retornou mais os comentários ? Bom ,até ...achei legal ,o símbolo,numa outra vez vc colocou (é feliz de braços abertos,não é ?).Mas,como não sei reproduzir,vai um abraço pra vc,pra Terra e todos que por aqui passam ;por escrito mesmo,ok !
    Abraços carinhosos e alegres,festivo !!!LUZ.
    Tem uma música bem legal do planeta Terra ,se eu encontrar volto e posto .É voltado ao público infantil,mas é bem legal.

    ResponderExcluir
  2. Não encontrei ,então vou deixar uma outra música ,pra partilhar com vc.Espero que goste.Tem sentido tbém ,porque fala das nossas limitações,defeitos e imperfeições;mas que ainda assim não podemos e nem devemos desistir e que Ele nos entende e nos dará forças pra prosseguir .Um paralelo com os personagens centrais (cças),pois estas,hoje em dia ,são privilegiadas ,com muita mais informação e liberdade ( coisa que não tinhamos na nossa época e mais oportunidades e direitos ;se bem que estes ainda não atingem a todas ).Mas,com certeza,contribuirá nas transformações e mudanças que se fazem necessárias ,outras que serão interessantes ,novidades,etc...Foram e ainda são ,livrinhos abertos ,de muita sabedoria (às vezes ,enchem tbém,mas quem não tem seus momentos ruins ?).Até.LUZ.

    http://www.youtube.com/watch?v=_ZBXHIVy020

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois não é? Também achei o texto bacana e, principalmente, informativo!
      Não tenho te respondido devido à falta de tempo. Às vezes para escrever uma publicação coloco uma coisa "pronta", bem mais rápida e fácil pra mim (como as frases e textos prontos, ou a lista de filmes etc) porque não tenho tempo nem de escrever um texto decente do jeito que quero.
      Ando com tanta coisa para fazer que, neste "feriado prolongado" (que vou trabalhar, só pra variar um pouquinho) tinha programado para fazer algumas coisas pendentes (como ensaiar as músicas do coral que entrei, ler minhas revistas que estão atrasadas para leitura há quase 2 anos, arrumar minha pseudo-horta, assistir filmes, montar 3 protocolos de tratamento pós-operatório para o hospital, arrumar a casa para receber meus pais, ler um pedaço de um livro das minhas 3 pilhas de quase 4 anos de existência, entre outros), que acho que não farei nem 1/3 delas.
      Enfim, é isto. Não se preocupe que continuo lendo o que escreve.

      Excluir
  3. O tempo ...

    http://www.youtube.com/watch?v=PmzbyE_dSsA&feature=endscreen&NR=1

    http://www.youtube.com/watch?v=4xxAblf06as

    Abraço.LUZ.

    ResponderExcluir