domingo, 8 de abril de 2012

Páscoa

Estava me esquecendo que a Páscoa, como as demais datas comemorativas (carnaval, natal, entre outros) servem para reflexão e, posteriormente, merecem um lugar para publicação aqui. Não tem muito segredo, pois será mais ou menos parecido com as considerações que fiz sobre o natal.

A Páscoa, assim como outras datas comemorativas religiosas, perdeu o sentido. Na verdade, hoje virou um comércio. É apenas exploração do dinheiro suado dos trabalhadores em troca de poucos gramas de chocolate e alguns brinquedos que encarecem mais ainda os ovos. E são chocolates de todos os sabores, cores, gostos e texturas. Aliás, para alguns sequer têm um significado além de comer chocolate em formato de ovo (e que são simbologismos). Somado a isto ao fato de que a "sexta-feira santa" é feriado e, como tal, pouco importa o motivo. O que importa mesmo é que ficarão sem aula, sem trabalho e que terão um tempinho a mais, por menor que seja, para descançar. Mas a verdade não é bem essa...

Simbologias a parte, a páscoa é para comemorar a ressureição de Cristo após a morte, numa alegoria sobre a vida eterna que temos em espírito junto a Deus. É uma mensagem de triunfo do bem sobre o mal, de superação, de esperança, bondade, otimismo, confiança etc. E a sexta-feira é para lembrar o sofrimento (ou a paixão, como alguns preferem) de Crito passado, como forma de se fazer mais presente aquilo que Jesus fez por nós. E eu pergunto: isso realmente é necessário? Para mim não faz muito sentido. Isto é apenas parte da história e Jesus veio por outro motivo, não para que ficassem revivendo o que ele passou. Acho que ele e Deus não ficam muito felizes com essa "historização" que fazem todos os anos. A vontade de Cristo era que nós pegássemos os ensinamentos dele, aprendessemos e colocassemos em prática. Aliás, foi só isso o que ele veio fazer aqui: ensinar para que nós colocassemos em prática! E ao contrário disso ficamos aí refazendo tudo o que já aconteceu e fazendo tapetes multicoloridos com diversos materiais  por ruas e avenidas, enquanto as pessoas continuam passando fome, sem estudo, moradia, problemas de igualdade social, financeiros, de emprego, entre outros. Esse tempo seria melhor gasto e Deus e Jesus ficariam muito mais feliz se, ao invés de dramatizarem e representarem parte da história, fizéssemos multirões de voluntariados para promover ações sociais e ajudar os menos favorecidos. Para mim, essa teatralização (e os filmes que são feitos e refeitos aos montes) é um pouco de perda de tempo, digamos - na falta de melhores palavras para descrição -, mas entendo que tem quem necessite desse tipo de estímulo para começar a entender e sentir, mesmo que parcialmente, a mensagem do Cristo.

Outra coisa que é interessante é o fato de que na sexta-feira santa não se pode comer carne. Acho isso, no mínimo engraçado, como se fosse uma desculpa para se comer peixe (outro símbolo) pelo menos 1 vez no ano. Tem quem não coma carne também durante a quaresma, período que antecede à páscoa. Aliás, não só carne: também fazem promessas com doces, bebidas etc. E o que eu vejo de interessante nisso? Sobre não comer carne (o vegetarianismo) falarei em outra oportunidade, mas sobre essas promessas é que são elas. Acho interessante o fato de que, mesmo em períodos fora de quaresma ou páscoa, as pessoas fazem promessas a Deus, afirmando que farão tal coisa se obtiverem o que elas querem. Uai, como Deus, um ser perfeito, criador de tudo e todos, justo, amoroso e bom, vai querer qualquer coisa que nós ofereçamos a ele se ele já tem tudo? Deus não funciona a base de "moeda de troca". Acho engraçado as pessoas não pararem sequer para refletir que, tudo o que fazemos, seja de bom ou de ruim, voltará para nós e que se corrermos atrás do que queremos e obtivermos será 1 ponto positivo para nós mesmos, mas se quisermos aliar isso a diminuir/parar de comer carne, estudar mais, procurar um emprego, fazer uma reeducação alimentar etc, serão 2 pontos positivos; então ao invés de se obter 1 "graça", serão 2 graças. E dependendo do que for, não só a gente, como o outro, os outros ou o planeta agradece.

Ao contrário do que possa parecer, não estou aqui para apontar, julgar ou criticar. Estou aqui para dar um empurrãozinho sobre coisas que devem ser refletidas para aqueles que não conseguem ainda perceber por si mesmos. Dar exemplo com situações concretas não é julgar. Além disso, reconheço que pelo menos a páscoa serve para dar muitos empregos a muitas pessoas, mesmo que seja por um "curto período de tempo".

De qualquer forma: feliz páscoa para todos! Que vcs possam descobrir a paz do senhor que está dentro de cada um de nós.

Namastê. Au revoir.

2 comentários:

  1. Que possamos ressurgir tb!!! Que possamos fazer a passagem da tristeza para a alegria, muitas vezes ao ano, muitas vezes ao dia e muitas vezes na vida.
    Pra ti e para sua família uma abençoada Páscoa.

    ResponderExcluir
  2. Faz muito sentido o texto e eu tbém não concordo em certos pontos ,como este de reviver algo de ruim e muitos nem sequer se importam com o que vem depois,a celebração da vida,dando mais ênfase para a morte.E sempre achei incoerente ,alguns pontos sobre estas tradições,sobretudo qdo acham ,que somente nestes momentos é que Alguém superior existe e/ou existiu.Ou assumirmos uma culpa ,que não é nossa e achar que isso seja necessário.Acredito tbém que ELES ficarão mais felizes ,em vermos colocando em prática,àquilo que realmente faz sentido e que dê sentido ;o amor incondicional.Por isso que fiz questão de frisar que a mensagem,era Tempo de Páscoa,para reflexão e para que possamos fazer deste tempo,um tempo de renovação ( restaurarmos nossas forças,reacendermos as esperanças)e não o sentido do ter,da dor,ou isso ou aquilo.Já te disse uma vez,não sou aleluiada e nem alienada,a quem não entenda e talvez até julgue ou ironize isso;mas sei que vc entende.E acredito que seja este um dos motivos ,de continuar por aqui.Sabe ,talvez vc até ache que eu esteja viajando,mas em outro blog;que não estou mais postando,alguém escreveu com o nome de Luz ;não entendi se foi gozação ou coincidência( mas era sobre essa questão da Páscoa,não sei se foi pra me testar ou o quê,mas quem me conhece ,sabe que não seria eu -pelo teor aleluiado e já disse isso por lá tbém).
    Ou se foi a pessoa do blog,pelo fato de eu não ter entrado mais e mesmo assim ter mandado a mensagem de Páscoa pra ele;pra saber se continuava acompanhando;sei lá ( o que quero dizer é que ,nem sempre entendemos as pessoas de agora,o que dirá naquele tempo...)
    E que não devemos nos prender e nem nos deixar levar por algo escrito ou dito por outros ,sem realmente dar oportunidade pra pessoa ou outra versão do fato em si.Mas,ainda assim ,fazemos nossa parte e qdo estamos em paz ,com nossa consciência;prosseguiremos e a verdade será nossa companheira e ELE ,guiará nossos passos.Que este seja um tempo de renovação pra mim,pra vc ,pra todos ;principalmente nos campos em que mais precisarmos e fizer sentido.E que possamos reacender as esperanças sempre.Muita sabedoria,serenidade,força,fé e coragem pra todos nós nesta caminhada.Abraço.LUZ.

    ResponderExcluir