terça-feira, 21 de junho de 2011

Avatar 1


Hoje escreverei resumidamente sobre meu desenho preferido (apesar de ser recente, ganha até dos desenhos que assistia na infância, que geralmente são os que consideramos como os melhores): Avatar. Falarei sobre ele para que possam entender melhor a próxima publicação que fizer. Espero que também gostem, tanto quanto eu. Sei que esta publicação ficou gigante (bem maior do que planejava), mas reduzi ao máximo a quantidade de coisas escritas.

Para os que não conhecem, Avatar (Avatar: The Last Airbender, em português Avatar: A Lenda de Aang) é um desenho animado co-criada e produzida por Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko transmitido pelo canal fechado Nickelodeon Animation Studios. Embora seja um desenho criado nos Estados Unidos algumas características dele são de desenhos japoneses (estilo anime). Este desenho foi transmitido (nos EUA) de fevereiro de 2005 a julho de 2008. O desenho já acabou, mas há uma continuação que está em processo de produção chamada Avatar: A Lenda de Korra. A série passa-se em um mundo fictício influenciado pelas artes marciais (em especial o Kung Fu) e cultura asiática (japonesa e chinesa), mesclando ainda as magias elementais e mitologia japonesa/chinesa. O programa recebeu grande aceitação do público entre 6 a 11 anos, apesar de no Brasil ser recomendada para maiores de 10 anos por conter temas como morte, crise familiar e religião.

Enredo:
Numa era perdida, humanidade se dividia em 4 nações: Tribo da Água, Reino da Terra, Nação do Fogo e Nômades do Ar. Em cada nação, há uma ordem de homens e mulheres notáveis, chamados de "Dobradores" (ou Dominadores), que são capazes de manipular seus elementos nativos. Essas dominações ou dobras são canalizações do Ch'i (energia) em um elemento específico. Para manter o equilíbrio e a harmonia entre estas nações, existe um único dobrador que é capaz de controlar todos os 4 elementos. Esse dominador é o Avatar, que mantem uma conexão entre o mundo físico e o mundo espiritual. Começando com o domínio de seu elemento nativo, o Avatar aprende como comandar todos os 4 elementos. Quando o Avatar morre, o seu espírito reencarna noutra nação seguindo um ciclo milenar. Porém, a Nação do Fogo iniciou uma guerra para dominação do mundo, atacando as outras 3 nações. Seguindo o ciclo de reencarnação, o próximo Avatar deveria nascer entre os Nômades do Ar e, sabendo disso, a Nação do Fogo iniciou o ataque aos Nômades do Ar e eles foram dizimados. Mas o Avatar havia fugido antes e ficou desaparecido por 100 anos (estando congelado num iceberg). Após esse período o Avatar é encontrado por 2 irmãos da Tribo da Água, chamados Katara e Sokka. Aang é o avatar que havia desaparecido, um garoto de apenas 12 anos. Assim, os 3 iniciam uma jornada para reestabelecer a paz no mundo.

O Avatar:
O surgimento do "Espírito Avatar" segue um ciclo de reencarnação que corresponde a esta ordem: Tribo da Água, Reino da Terra, Nação do Fogo e Nômades do Ar. Pela teoria da reencarnação, somente um avatar pode existir por vez, tanto que após a morte de Roku, Avatar do Fogo, logo em seguida Aang nasce, mantendo o ciclo vivo. Devido a esse ciclo de reencarnações, o avatar possui um conhecimento em potencial vastíssimo. Se o avatar morrer, seu espírito poderá nascer de novo para substituir sua última manifestação e prosseguir a missão de manter e proteger o equilíbrio no mundo. Entretanto, se um avatar morre no estado avatar, o ciclo é quebrado e o avatar não pode reencarnar.

O Estado Avatar:
É um fenômeno que ocorre com todos os Avatares. Quando neste estado, o Avatar apresenta poderes surpreendentes, maiores até mesmo que os poderes dos quais ele dispõe normalmente. Este estado é um mecanismo de defesa, designado a dar ao presente Avatar todo o poder e sabedoria de suas vidas passadas. Este estado é representado pelo brilo no olho e nas tatuagens de Aang. Este também é seu ponto mais vulnerável: se morto enquanto estiver nesse estado, o ciclo de reencarnação (seguindo o ciclo Água, Terra, Fogo e Ar) é quebrado e o avatar não mais renascerá, deixando de existir no mundo.

Elementos e Dobras:
Há quatro elementos que regem o planeta onde se passa a série: Água, Terra, Fogo e Ar. Os Dobradores são pessoas que canalizam seu Ch'i em um elemento específico e assim conseguem o manipular (ou dobrar). A base de uma Dobra é uma arte marcial específica.
Dobra de Água: é baseada em movimentos leves e elegantes que se originaram de uma arte marcial chinesa chamada Tai Chi Chuan. Ela consiste em ser defensiva e usa a própria defesa como um poderoso contra-ataque. Há ainda sub-variações (ou evoluções) desta dominação, que é a água em todos os seus estados: líquido, sólido (gelo) e vapor. Dentro desta classe ainda há a Dobra de Sangue (permite ao dobrador controlar o corpo de um ser vivo por meio do sangue e manipulá-lo como a um fantoche). Água é o Elemento da Mudança. Sua fonte é a Lua, foi ela que ensinou a dobra de água, esses primeiros dobradores observavam como a lua empurrava e puxava a água. No simbologismo, a água representa a energia. Trecho retirado do desenho: "As pessoas da Tribo da Água são capazes de se adaptar a muitas coisas. Eles têm um grande senso de união e amor, que os mantêm unidos em tudo. Características: serenidade, doação de vida, coesivo/aderente e perigosa."
Dobra de Terra: é caracterizada por posturas firmes e golpes fortes que se originaram da arte marcial chinesa Hung Gar (derivada do Kung Fu). Essa dobra consiste ser defensiva e ofensiva. Sua sub-variação (evolução) são a manipulação do metal e da areia. Terra é o Elemento da Substância. Sua fonte é a própria terra. Aprenderam a dobra com as toupeira-castores. No simbologismo, a terra representa a parte material, física. Trecho retirado do desenho: "As pessoas do Reino da Terra são diversificadas e fortes, persistentes e também resistentes. Características: força, paciência, resistente/duro/firme, inflexível/teimoso/renitente, centrado e prático."
Dobra de Fogo: é caracterizada por posturas amplas e ataques agressivos que tem origem no estilo de Kung Fu Shaolin do Norte. Essa dobra consiste em ser muito ofensiva e usa seu próprio ataque como defesa. Sua sub-variação é a lava e o raio. Fogo é o Elemento do Poder. Sua fonte é o Sol. Aprenderam a dobra com os dragões. No simbologismo, o fogo representa a mente. Trecho retirado do desenho: "As pessoas da Nação do Fogo têm desejo e vontade, e a energia que os conduz ao que querem. Características: áspero/severo/rigoroso, agressivo, incontrolável, destrutivo, fornece luz e calor."
Dobra de Ar: é baseada no estilo Ba Gua (também chamada de Pa Kua Chang ou Baguazhang), do Kung Fu, e é uma dobra com movimentos defensivos e leves. Essa dobra consiste em ser defensiva e, muito similar a dobra de água, utiliza o ataque do oponente contra ele próprio. Sua sub-variação é criar furacões, voar, ter supervelocidade e criar patinetes de ar. O Ar é o Elemento da Liberdade. Sua fonte é o próprio ar. Aprenderam a dobra com os bisões-voadores. No simbologismo, o ar representa as emoções. Trecho retirado do desenho: "Os Nômades do Ar não se apegam às preocupações do mundo e encontram a paz na liberdade. Características: despreocupação, evasivo, determinado e indetível."

Personagens:
Aang:
Ele é o último remanescente dos dobradores de ar, e foi descoberto depois de passar cem anos aprisionado em um iceberg. Aang nunca quis ser o Avatar, mas sim uma criança normal. É muito tranquilo, brincalhão, dedicado e responsável.
Katara:
É a última Dobradora da Tribo da Água do Sul. No começo de suas aventuras com Aang, ela era apenas uma amadora na Dobra de Água mas, após sair do Polo Norte, Katara atingiu o nível de mestra na Dobra de Água. Apesar disso, ela é muito caridosa, prestativa e responsável, porém se irrita com facilidade.
Sokka:
É o irmão mais velho de Katara. Ele era o único guerreiro que havia sobrado na Tribo da Água do Sul depois que seu pai e as suas tropas saíram da tribo. Sokka não pode dobrar nada, mas é muito inteligente e também é um bom guerreiro. Sua característica mais notável é o senso de humor, sempre fazendo piadas, mas a maior parte da graça vem do seu extremo sarcasmo. Utiliza um bumerangue como arma.
Toph:
É uma excelente dobradora de terra. Apesar de ser cega, Toph está longe de ser uma menina inútil e frágil, pois é a pessoa mais forte do grupo. Seus pais são ricos e a tratam como se ela não pudesse fazer nada sozinha, superprotegendo-a. Aprendeu a dobrar terra com as toupeiras dobradoras. Apesar de ter nascido cega nunca teve problemas para ver, pois com a dobra de terra, seus pés podem "enxergar" qualquer vibração à sua volta através das ondas transmitidas pelo solo. Toph é quem ensina a Dobra de Terra a Aang. A garota tem um gênio muito forte e seu senso de humor é parecido com o de Sokka.
Tio Iroh:
É um general aposentado. Ele é o irmão mais velho do Senhor do Fogo Ozai e acompanha Zuko em todos os lugares em que ele vai, considerando-o como seu próprio filho. Tem como uma de suas principais características sua apreciação por chás. Iroh é uma pessoa extremamente calma, otimista e muito sábio e é também o maior Dobrador de Fogo existente. Ele tem uma elevada posição na secreta Ordem da Lótus Branca.
Príncipe Zuko:
Frequentemente tentava capturar o Avatar para que ele pudesse ser de novo aceito como príncipe da Nação do Fogo, recuperando assim sua honra com o Senhor do Fogo Ozai, seu pai. Sob o manto de sua fúria, Zuko é um jovem que foi privado do amor de seu pai, marcando seu rosto com uma enorme cicatriz por queimadura. Ele fazia qualquer coisa para agradá-lo, tornando suas decisões confusas e impensadas, mas seu pai nunca deu nenhum sinal da afeição. Mesmo depois de ser banido da Nação do Fogo, ele ainda tentou realcançar sua "honra" para ser aceito de volta pelo pai, ajudando sua irmã, Azula, a dominar o Reino da Terra. Após voltar para sua casa e ser aceito por seu pai, Zuko percebeu o quão errado ele havia sido em sua vida e decidiu se juntar a Aang e seus amigos para ensinar ao Avatar a Dobra de Fogo. Apesar de ser um tanto quanto sarcástico, com irritabilidade fácil e impulsivo, Zuko é uma pessoa bondosa e justa.
Princesa Azula:
É a filha mais nova de Ozai e irmã de Zuko. É uma pessoa de personalidade difícil, extremamente inteligente, arrogante, manipuladora e cruel, além de ser uma das melhores Dobradoras de Fogo de seu reino. Ela é muito fiel ao seu pai e conseguiu muitas vitórias contra o Reino da Terra mesmo tendo apenas 14 anos. Começou a perseguir Aang, com a ajuda de suas duas amigas, Mai e Ty Lee. A jovem, entretanto, tem um grande medo de ser abandonada por aqueles que a cercam. Por isso, mantém as pessoas perto dela através do medo. Tudo isso leva Azula a uma desconfiança extrema de todos e, consequentemente, à loucura.
Senhor do Fogo Ozai:
É o vilão principal e o atual Senhor do Fogo, soberano da Nação do Fogo, casado com a Rainha Ursa e pai dos ríncipes Zuko e Azula e irmão mais novo de Iroh. Ele comanda a Nação do Fogo na luta iniciada por seu avô, o Senhor do Fogo Sozin, para dominar o mundo. O atual Senhor do Fogo é um tirano extremamente autoritário e arrogante, além de ter uma imensa sede de poder. Ozai também é um mestre na dobra de fogo. Ele sempre favoreceu sua filha, por ela ser uma excelente dobradora de fogo desde pequena. O mesmo tratamento não é dado ao seu filho, que é desprezado por não ser tão bom quanto Azula. Zuko ganhou sua cicatriz em um duelo de Agni Kai em que Zuko se recusou a lutar contra o próprio pai. É a prova final de Aang para a restauração da paz no mundo.

Animais:
Os animais do desenho são bem exóticos, sendo, em sua grande maioria, uma fusão entre 2 animais. Alguns exemplos deles são toupeira-castor, cão-enguia, coruja-gato, lêmure-morcego (conhecido no desenho como Momo, companheiro de jornada da turma de Aang), leão-alce-dente-de-sabre, cavalo-avestruz e a fantástica tartaruga-leão. Também há os animais "normais", como o Appa (um bisão-voador que também acompanha os garotos), pinguim, dragão, raposa e urso.

Outras Mídias:
Além de jogos de vídeo game e do desenho, propriamente dito, ainda foi realizado um filme, com estreia no ano passado, em que foi feito uma síntese de toda a primeira temporada do desenho com a pretensão de dar continuidade e fechar com a trilogia, sendo cada um dos outros 2 filmes o resumo das 2 outras temporadas. O nome do filme teve que ser mudado para The Last Airbender (O Último Mestre do Ar), pois James Cameron já tinha o direito altoral sobre o nome de seu famoso filme, também chamado Avatar.

Dicionário português/inglês:
Dominação de Ar = Airbending
Dominação de Água = Waterbending
Dominação de Fogo = Firebending
Dominação de Terra = Earthbending



Au revoir.

8 comentários:

  1. Eu não conhecia e achei legal conhecer.Mas,não gosto muito de desenhos e/ou filmes de lutas,com muita ficção e que tenham uma carga de tensão;como filmes de terror etc.Mas,se você gosta e se faz sentido pra você,deve investir sempre no que lhe faça sentido.E com todo respeito porque acho que você acredita na reencarnação,mas gostaria de partilhar que penso diferente nesta questão e espero que você entenda e respeite isso.Acredito na ressureição.
    Mas,não tenho preconceitos neste sentido também e acho que quando há uma busca por um sentido à vida,pelo amor verdadeiro,por si e pelo outro,busca desenvolver valores,ter caráter,respeitar o direito do outro,assumir seus deveres;não se acha o dono da verdade e nem melhor ou pior por seguir e/ou acreditar no que se acredita ou segue...
    Acho que todos estão caminhando para o bem ,em defesa deste e Deus é o mesmo e único(ainda que seja nomeado de maneiras diferentes)e alguns valores e conceitos sejam diferentes(existe muita coisa em comum nas diversas religiões).
    Bom não sei se isso muda alguma coisa pra você,espero que não.Sobre os elementos da natureza ,achei interessante;pois nossos temperamentos também tem influências destes.
    Onde temos no temperamento melancólico (o elemento Terra),no sanguíneo (o elemento ar),no colérico(o elemento fogo)e no fleumático(o elemento água).Também achei muito legal aprender recentemente sobre essa relação dos elementos da natureza com os nossos temperamentos.Abraço.LUZ.

    ResponderExcluir
  2. Na época do Cristo, a ressurreição era entendida como reencarnação, porém este sentido foi sendo modificado ao logo dos anos. De qualquer forma falarei sobre religião mais pra frente e poderá ver o que realmente penso. De qualquer forma agradeço sua opinião, pois todo conhecimento que nos for acrescentados é válido.
    A primeira coisa que me atraiu neste desenho foi o fato de pessoas terem "poderes", depois fui me apaixonando pelos personagens, o respeito e a relação com a natureza, a história, o simbolismo, a correlação entre todos os acontecimentos e todos os personagens, a causa e consequência das coisas (o uso da liberdade, como havia escrito) e tudo o que ele representa hoje (e que falarei na próxima publicação como havia dito).

    ResponderExcluir
  3. Agradeço pelo retorno.E neste sentido (sobre o respeito,amor e uma relação mais próxima com a natureza)também me identifico.Faz lembrar o filme :Avatar.Não é muito meu estilo de filme,mais convidada por pessoas próximas fui assistir e gostei.Também fala sobre a fé(em si ,no outro que temos que ter também-para não correr o risco de desacreditar na humanidade como um todo,no criador;dentro do contexto do filme...da união ,da força desta etc.
    LUZ.

    ResponderExcluir
  4. A trilha sonora do filme também é muito bonita(não me lembrava direito das mesmas,lembrei me depois que escrevi-que também havia gostado e fui procurar).E como o meu inglês não é muito bom,procurei com legenda e foi legal descobrir que música e letra são muito bonitas.Porque às vezes gostamos da música(ritmo,melodia,mas a letra nem sempre tem haver com aquilo que imaginamos/sentimos ou relacionamos).E é legal quando tem tudo haver.Bom acho que agora segui seu blog "ao pé da letra",pensei alto(é que a música me permitiu uma grande viagem,dessas que ajudam a gente,esquecer os problemas,desencontros,dúvidas,etc).E vou deixar pra você também curtir e viajar se gostar...

    http://www.youtube.com/watch?v=F3TisUXfKus&feature=related

    Obrigada pelo espaço para partilhar.LUZ.

    ResponderExcluir
  5. Oi,gostaria de fazer umas correções(acima qdo escrevi"haver"-na verdade quis dizer -tudo a ver ...no anterior ao invés de mais,era mas.E acima ,faltou...no acho (a palavra quando).
    Desculpa por estas pequenas falhas,pode ser que tenha passado outras vezes,mas como não reli,percebi hoje somente.Acontece quando não estou muito concentrada.LUZ.

    ResponderExcluir
  6. Não se preocupe, te compreendo.
    Quanto ao filme Avatar, ele é bom, mas poderia ter sido melhor, principalmente em questão de roteiro. Eis o problema da maioria dos filmes de hoje: se apoiam demais nos recursos visuais, esquecendo-se do resto.
    Também não tem que se preocupar com erros de português aqui.
    Achei que Luz tinha outro significado, mas bom saber que é seu nome!

    ResponderExcluir
  7. Na verdade,não é o meu nome(mas está relacionado ao meu nome verdadeiro)e por acreditar e buscar força no sentido espiritual do mesmo também.Não sei se deu pra entender.Não sei se já disse neste espaço que não somos perfeitos(e acho que corrigi erros de português foi mais fácil-do que corrigi outros e pensamentos,naquele momento pelo menos).
    Qual o significado que você achou que tinha ?(falo do nome -LUZ).
    E sobre o filme,falei em relação aos personagens-o respeito à natureza,entre os seus,união dos mesmos,etc.(neste sentido).
    LUZ.

    ResponderExcluir
  8. Oi,fiquei pensando depois...como não tive oportunidade de perguntar antes,o nome do seu blog tem alguma relação com o desenho:Thundercats ?(também era do meu tempo e assistia com meus irmãos).O líder do grupo era o Lion.Depois,como você comentou sobre a questão do significado do nome-e como sou uma pessoa muito curiosa(confesso)fui ver o significado do seu nome(e entendi que deve estar relacionado ao próprio também)pois significa:homem Leão.
    E achei bem legal.Gosto muito também deste animal (leão)e apesar de não me ligar e nem acompanhar muito estas coisas de esoterismo-sempre curti e gosto muito do meu signo,que é de leão.Acredito que tem relação com nossa personalidade também,influência;bem como os significados dos nossos nomes.Mas,sem ficar "engessados" nisso.LUZ.Abraço.

    ResponderExcluir