sexta-feira, 15 de março de 2013

Pausa: A carta de Wagner...

Ainda em pausa sobre o assunto sexo, venho trazer a carta aberta, divulgada no globo.com, que o ator Wagner Moura escreveu em resposta a um episódio não tão feliz protagonizado pelo programa Pânico na TV, ocorrido em 2008. Tirem suas próprias conclusões, mas eu estou de acordo. Seguem abaixo o vídeo exibido no programa e, em seguida, a carta publicada pelo ator e "relançada" agora.




“Quando estava saindo da cerimônia de entrega do prêmio APCA, há duas semanas em São Paulo, fui abordado por um rapaz meio abobalhado. Ele disse que me amava, chegou a me dar um beijo no rosto e pediu uma entrevista para seu programa de TV no interior. Mesmo estando com o táxi de porta aberta me esperando, achei que seria rude sair andando e negar a entrevista, que de alguma forma poderia ajudar o cara, sei lá, eu sou da época da gentileza, do muito obrigado e do por favor, acredito no ser humano e ainda sou canceriano e baiano, ou seja, um babaca total. Ele me perguntou uma ou duas bobagens, e eu respondi, quando, de repente, apareceu outro apresentador do programa com a mão melecada de gel, passou na minha cabeça e ficou olhando para a câmera rindo. Foi tão surreal que no começo eu não acreditei, depois fui percebendo que estava fazendo parte de um programa de TV, desses que sacaneiam as pessoas. Na hora eu pensei, como qualquer homem que sofre uma agressão, em enfiar a porrada no garoto, mas imediatamente entendi que era isso mesmo que ele queria, e aí bateu uma profunda tristeza com a condição humana, e tudo que consegui foi suspirar algo tipo “que coisa horrível” (o horror, o horror), virar as costas e entrar no carro. Mesmo assim fui perseguido por eles. Não satisfeito, o rapaz abriu a porta do táxi depois que eu entrei, eu tentei fechar de novo, e ele colocou a perna, uma coisa horrorosa, violenta mesmo. Tive vontade de dizer: cara, cê tá louco, me respeita, eu sou um pai de família! Mas fiquei quieto, tipo assalto, em que reagir é pior.

O táxi foi embora. No caminho, eu pensava no fundo do poço em que chegamos. Meu Deus, será que alguém realmente acha que jogar meleca nos outros é engraçado? Qual será o próximo passo? Tacar cocô nas pessoas? Atingir os incautos com pedaços de pau para o deleite sorridente do telespectador? Compartilho minha indignação porque sei que ela diz respeito a muitos; pessoas públicas ou anônimas, que não compactuam com esse circo de horrores que faz, por exemplo, com que uma emissora de TV passe o dia INTEIRO mostrando imagens da menina Isabella. Estamos nos bestializando, nos idiotizando. O que vai na cabeça de um sujeito que tem como profissão jogar meleca nos outros? É a espetacularização da babaquice. Amigos, a mediocridade é amiga da barbárie! E a coisa tá feia.

Digo isso com a consciência de quem nunca jogou o jogo bobo da celebridade. Não sou celebridade de nada, sou ator. Entendo que apareço na TV das pessoas e gosto quando alguém vem dizer que curte meu trabalho, assim como deve gostar o jornalista, o médico ou o carpinteiro que ouve um elogio. Gosto de ser conhecido pelo que faço, mas não suporto falta de educação. O preço da fama? Não engulo essa. Tive pai e mãe. Tinham pais esses paparazzi que mataram a princesa Diana? É jornalismo isso? Aliás, dá para ter respeito por um sujeito que fica escondido atrás de uma árvore para fotografar uma criança no parquinho? Dois deles perseguiram uma amiga atriz, grávida de oito meses, por dois quarteirões. Ela passou mal, e os caras continuaram fotografando. Perseguir uma grávida? Ah, mas tá reclamando de quê? Não é famoso? Então agüenta! O que que é isso, gente? Du Moscovis e Lázaro (Ramos) também já escreveram sobre o assunto, e eu acho que tem, sim, que haver alguma reação por parte dos que não estão a fim de alimentar essa palhaçada. Existe, sim, gente inteligente que não dá a mínima para as fofocas das revistas e as baixarias dos programas de TV. Existe, sim, gente que tem outros valores, como meus amigos do MHuD (Movimento Humanos Direitos), que estão preocupados é em combater o trabalho escravo, a prostituição infantil, a violência agrária, os grandes latifúndios, o aquecimento global e a corrupção. Fazer algo de útil com essa vida efêmera, sem nunca abrir mão do bom humor. Há, sim, gente que pensa diferente. E exigimos, no mínimo, não sermos melecados.
No dia seguinte, o rapaz do programa mandou um e-mail para o escritório que me agencia se desculpando por, segundo suas palavras, a “cagada” que havia feito. Isso naturalmente não o impediu de colocar a cagada no ar. Afinal de contas, vai dar mais audiência. E contra a audiência não há argumentos. Será?”


Namastê. Au revoir.

7 comentários:

  1. Não sabia desse episódio ,mas faz sentido sim.
    E tbém concordo com a carta e com o conteúdo levantado (questões pra reflexão).E nem curto estes programas ,mas infelizmente ,existe pessoas que se divertem com misérias da humanidade e pobreza de espírito.Se desligassem mais a tv ,talvez ajudaria ou pelo menos deixassem de dar audiência a programas deste tipo e outros que não levam a nada .
    Legal ,saber que este cara pensa assim,de maneira geral ,gostei dos trabalhos do mesmo ( que vi)e do seu jeito ;parecia sim ser do bem e simples ( pé no chão e um cara família )e legal que seja.
    Que siga em frente e possa sim ser feliz com sua família e amigos .
    Nem sempre somos felizes qdo nos expomos,corremos este risco.Mas,penso que somos quem somos e quem realmente nos conhece e quer nos conhecer ,irá respeitar nos e aceitar nos ,gostar de nós como somos.E principalmente ,fazer com o outro ,o que esperamos que este fizesse para nós.Somos talvez ridicularizados,taxados ,pegos em pegadinhas da vida...mas seremos menos por isso ?
    NÃO.Seremos nós mesmos e não o que quiseram ou querem fazer de nós .E um dia quem sabe estas pessoas acordem e percebam que desrespeitando aos demais ,estão desrespeitando elas mesmas .Ao invés de crescer ,retrocedem e não se alimentam ,deterioram-se por dentro.Pois passando por cima de outros ,não há conquista verdadeira ,não há valor ,não há vitória.
    E ele tbém mandou muito bem ,cantando as músicas do Renato (da legião urbana ).
    LUZ.

    ResponderExcluir
  2. Também sou como este cara ,procuro acreditar no ser humano,em dias melhores,e,em fazer para o outro aquilo que gostaria que fizessem comigo.E apesar de nem sempre entendermos as coisas ou as pessoas.
    Devemos prosseguir e ainda que nem sempre recebemos o que esperamos ,às vezes não merecemos(indiferenças,ironias e outros)e mesmo assim ;não devemos responder na mesma moeda.E pode ser tbém que nem sempre aquilo que parece sem sentido ,faça sentido.Não temos como provar nada e então temos que perdoar ,relevar,e literalmente seguir.
    Pq partilhamos pq vemos sentido,confiamos ,nos entregamos ;achamos que as pessoas tbém são assim e nem sempre são.Mas,tudo bem ,um dia encontramos pessoas que queiram isso realmente e ninguém precisa ser mais ou menos .Todos nós temos nossos valores.
    Vc foi irônico e um pouco salto alto ,qdo fez referências que queria sua atenção e outros.
    Qdo te fiz perguntas ,foi pq achei que vc tava diferente e não sentia mais o amigo de antes.Mas,talvez tenha me enganado e não me envergonho de pedir desculpas se estiver errada ,de recomeçar qtas vezes for preciso e nem de nada .E continuei pq fazia sentido as trocas e as partilhas e vc dava entender isso.
    Nem sei pq estou falando isso ,acho que pra justificar talvez;embora acho que não precise .Mas,vai que vc fique preocupado ou achando que a colega vai ficar te alugando,não.
    Só quero deixar os meus cumprimentos e ser eu mesma ,pq não serão os outros que vão ditar o meu modo de agir e ser.Se vc não se divertiu as minhas custas ,muito bom.Se se divertiu ,espero que tenha se divertido então.Se foi sincero,ótimo ,senão que aprenda a ser daqui pra frente ;não só com os outros,mas com vc mesmo.
    E seja feliz .
    Parabéns pelo seu dia amanhã e de presente que a vida lhe dê muita sabedoria e tudo mais o que lhe fizer sentido.Feliz Aniversário.
    Às vezes ficamos confusos ,as vezes ficamos sem rumo ,mas nunca me diverti e nem me aproveitei de nada ou ninguém .Apenas vivi,partilhei,errei,acertei,busquei,tentei e tudo isso faz parte da vida ,não é mesmo.Acho que partilhamos e é o que importa .
    Segue um vídeo que gosto de partilhar com amigos ,nesta data especial ,que considero e sei que vc tbém ;então segue :

    http://www.youtube.com/watch?v=qPuFgJXyXBY

    Felicidades .Obrigada pela companhia virtual nestes tempos e por sua amizade .

    PS : não vou postar mais,ok.Mas,gostaria que soubesse que não é nada pessoal tbém;só que acho que é o melhor a fazer .Curta o seu dia .LUZ.

    ResponderExcluir
  3. Ok.Disse que não postaria mais .Mas,gostaria que soubesse que não sou confusa no sentido de confundir realidade com ficção.E qdo te perguntei se era tal pessoa ,foi pq fiquei na dúvida se poderia ser vc ;mas na verdade era a pessoa que achei inicialmente .Embora tbém achei em alguns momentos que pudesse ser vc.Acho que essa coisa de falarem com nomes de outros e embora vc diga que não ficou diferente ter ficado diferente ,tbém deram margem a este clima frio.Não achei e não acho legal ,nem qdo isso acontece com colegas e muito menos com amigos (com aqueles que assim considero).E acho que a intenção dessa pessoa foi de ajudar ,mas ainda assim não justifica se passar por outro e muito menos imitar.Meio que numa dessas coincidências da vida ,descobri recentemente que tem face tbém .Não tenho ,mas entro em alguns poucos que conseguem fugir do estilo mini caras eletrônica e tudo começou qdo uma amiga convidou para ver o seu ( tem um conteúdo bem legal).Foi como comentei no meu projeto de blog ,há alguns que tem conteúdo e ainda que fotos (tipo família e recordações de momentos vivenciados com amigos e /ou cursos ,sei lá).
    Mas,vi rápido e não vim para julgar o seu e muito menos de ninguém.Só quis comentar e de certa forma ,pedir licença por ter entrado no seu espaço.Somos amigos e ainda que digam que muitas vezes a internet é uma cilada e esse tipo de coisa nem sempre é real.Acredito sim que este sentimento foi real e de ambas as partes.E se fui insistente ,foi pq não queria deixar nada mal resolvido ou sei lá ...duvidoso.Vcs foram e sempre serão meus amigos .

    http://www.youtube.com/watch?v=x-GdKwYXUY0

    Até qualquer dia .
    LUZ.

    ResponderExcluir
  4. Posso ter entendido tudo errado ? Existe essa possibilidade ,sei que existe e vc pode perdoar essa amiga virtual por isso ?
    Talvez não ficamos na dúvida por acaso ,ou pq não era ou pq não era pra ser (não deveria ser ).Ainda assim ,não temos como ter certeza.Apenas qdo a pessoa em si assumir.
    Precisava dizer isso (escrever)talvez agora não faça sentido ,mas quem sabe um dia vc possa entender.LUZ.

    ResponderExcluir
  5. É vc ?

    Vc pode e quer falar comigo ?

    Só queria entender ...pq a indiferença e a rudez por aqui .

    ResponderExcluir
  6. Ok,os erros fazem parte,mas também podemos corrigir e /ou aprendermos com eles .
    Sim,até no processo ensino aprendizagem ,é assim.
    Ok,me perdoa,se te magoei,qdo não entendi direito e achei que vc queria me dizer uma coisa,e não tinha nada a ver.
    Sobre sua opção ,ficou tudo muito confuso na época.
    E em nenhum momento ,entrei aqui ,pra tirar uma ou desrespeitar alguém, muito menos vc.
    Um amigo e um bom amigo que encontrei e realmente me identifiquei .
    E não importa se apenas virtual,quantidade e distância ,nem sempre são limites ou significantes.
    Tentei ,ser discreta,qto ao assunto em si,mas espero que vc me entenda e eu tbem ,acredito já te perdoei e preferi e prefiro acreditar que tudo isso ficou confuso pra vc tbem .
    E /ou teve seus motivos pra agir assim é quem sabe um dia,se fizer sentido ,conversamos sobre.
    Espero e desejo que estejas bem e evoluindo no amor / em amor e com muita luz.
    Sabedoria e paz ,pra vc e todos os seus familiares e amigos.
    Até ,meu amigo.
    Namaste .

    ResponderExcluir