segunda-feira, 2 de julho de 2012

Corpo: o vaso e a casa - 2

Escrevendo diretamente de Guaíba (vizinha a Porto Alegre). Darei continuidade ao que estava escrevendo sobre o corpo e nossa relecao com ele. Um fato ocorrido no sabado retrasado foi o mais perto que ocorreucom relacao ao suicidio. Um primo primeiro tomou soda caustica e fiquei 3 dias correndo em hospitais, com remédios e afins. O que quero dizer com isso é que o corpo não nos pertence (portanto não podemos fazer o que quisermos sem nos responsabilizarmos com as consequências). E este não é o tipo de coisa que simplesmente se faz e esquece, passa por cima como se nada tivesse acontecido. Que tipo de relação é esta que temos conosco? Não estar de acordo com algo é normal, mas , pelo menos para mim, não há nada tão ruim que possa fazer com que eu tire minha própria vida (ou mutile um corpo que me está emprestado). E não podemos julgar ninguém que o faz, sabem porque? Pelo mesmo fato de que fazemos o mesmo em graus variados e de formas diferentes. Como assim? Pessoas se matam todos os dias excedendo a quantidade de comida, transando demais, bebendo demais, fumando ou usando outros entorpecentes e assim por diante. E isso não nos parece assustador, a menos que pensemos desta maneira, pois tudo o que nos parece bom queremos aproveitar ao máximo. Aliás, são exatamente os extremos que são prejudiciais. Uns comem demais enquanto outros passam fome para manter a forma (por um distúrbio psiquiátrico ou qualquer outro motivo). A riqueza ou a pobreza também interferem de uma forma ou de outra. Exageros com adereços e roupas, o que inclui por exemplo piercings e tatuagens. A pergunta é: o que nos faz pensar que podemos fazer qualquer coisa com nosso corpo? Nisto se incluem os profissionais do sexo, pessoas que fazem mudanças no corpo (incluindo plásticas, modificações corporais, lipoaspirações, implantes etc), fisiculturistas e halterofilistas, auto-agressões... Acho que tinha mais, mas vai ficar sendo isso. Namastê. Au revoir.

13 comentários:

  1. Oi
    Espero e desejo que seu primo possa estar bem.Tbém concordo com vc e fico feliz em saber que vc tbém pensa assim e que não é mais um que aprecia as artificialidades da vida e capas de revistas...Pq todos tem sua beleza e importância .Nem sempre as coisas são fáceis ,mas não devemos e não podemos desistir.
    Mas,tbém não devemos julgar aqueles que não aguentaram ou tentaram abreviar pode se dizer o destino ...cada um sabe da sua dor e acho que todo o apoio e carinho que o mesmo puder receber é que irá fazer a diferença ( que ele possa sentir que é querido e que tem valor e sua partida não faz sentido neste momento).Que bom que ele pôde e pode contar com vc.E tomara que possa contar tbém com outros membros da família e amigos.Não importa a qtdade e sim a qualidade destes.Qdo puder ,dê notícias dele,ok.
    Legal vc está no SUL ?
    Até.LUZ.

    ResponderExcluir
  2. Sentido ...

    http://www.youtube.com/watch?v=aI-ezEtJ_-s

    LUZ.

    ResponderExcluir
  3. Oi,Leandro
    Vc está de férias ? Tudo bem com vc e seu primo ? Vc não retornou e nem escreveu mais .Espero que seu primo possa estar bem e que o seu silêncio,seja apenas devido férias e falta de tempo mesmo. Às vezes queremos entender tudo e todos ( ou alguns ,alguém ),mas acho que tentar e fazer nossa parte tbém faz parte do processo .E os erros são necessários neste processo de aprendizagem ,aprendemos tentando,errando,buscando,recomeçando .Nem sempre nos entendem e talvez tbém não conseguimos entender ou aceitar que nem sempre tudo que parece é ou foi.Mas,nem sempre tudo é confusão por nossa parte e mesmo assim ,devemos reconhecer que talvez não era o caminho a ser trilhado ( não somos perfeitos e vamos vivendo e aprendendo );lidando melhor com a vida e o outro .E muitas vezes temos que voltar pro início pra entender tudo melhor ,refazer caminhos .Mas,a vida é um ciclo ,um eterno aprendizado com recomeços /erros e acertos.
    Vou deixar um vídeo de uma música que gosto e que tem tudo a ver e principalmente com a região que se encontra ou se encontrava,não sei.Já te perguntei ,se faz sentido nossas conversas ,se te alugo ;mas vc não respondeu ? È que não quero mais fazer ou ter interpretações erradas ( se é que seja possível).Mas,acho que assim como procuro dizer o que penso e sinto ,vc tbém e acho que não me enganei com vc ( te considero um amigo mesmo e saiba que foi muito bom ter sua companhia ,ainda que virtual).

    http://www.youtube.com/watch?v=njXwyqbbPOs&feature=fvwrel

    Até...
    Namastê .



    LUZ.

    ResponderExcluir
  4. Oiê tudo em paz?
    Li as suas postagens sobre Corpo: o vaso e a casa. Sabe considero que o corpo é o abrigo da alma, dos sentimentos, alegrias, tristezas, frustrações e conquistas. E na maioria das vezes utilizamos ele para manifestar o nosso estado de espírito. Esta expressão se dá pelo tipo de roupa usada, maneira de pentear os cabelos, pelos gestos e até pelo jeito de sorrir.
    É interessante o quanto podemos conhecer um pouco mais das pessoas ao observarmos os seus gestos. Um exemplo claro disso foram aquelas fotos postadas no blog, dos soldados que combateram na guerra. É impressionante o quanto as feições suaves daqueles soldados foram substituídas pelas expressões de dor e sofrimento. O que comprova que também somos resultado das experiências que vivenciamos ao longo da nossa história.
    Esta semana li a sua postagem sobre o fato que aconteceu com o seu primo. Nela percebi a sua indignação com o ocorrido e ao mesmo tempo a tentativa de compreensão. Sabe durante os meus estágios atendi algumas que tentaram suicídio pelas mais variadas causas. E o que percebi foi o intenso estado de fragilidade que estas pessoas se encontravam. Mas pior que isso era o posicionamento de muitas pessoas em relação ao fato. Todos se julgam no direito de emitir uma opinião. Sendo que, na maioria das vezes essas opiniões estão cheias de preconceitos e julgamentos.
    Considero que uma tentativa de suicídio é uma forma de expressar o quanto fragilizado está o estado de espirito. É um grito de socorro associado a um pedido de ajuda. Meus conhecimentos científicos para falar sobre este assunto são pequenos. Por isso como leiga acho que o melhor a fazer é não julgar e buscar ajuda profissional associando medicamentos e terapia.
    Falar sobre suicídio ou mesmo a tentativa é uma questão muito delicada. Esta semana li uma reportagem na revista Época que me deixou arrepiada. Ela falava sobre suicídio assistido. Uma prática realizada em uma clínica da Suiça onde a pessoa paga 15 000 reais para receber uma droga letal e indolor. Sendo tudo legalizado pelo país.
    Uma das condições de atendimento imposta pela referida clínica é que o paciente possua uma doença terminal ou sem perspectiva de melhora no prognóstico. O intrigante é a justificativa das pessoas para serem submetidas ao procedimento. Percebi que elas retomam um questionamento antigo : “se eu não posso ser produtivo para que viver?”. Quando li isto retornei as minhas antigas aulas de história. Onde o professor explicava que ao longo da história, crianças que nasciam com algum tipo de deformidade era morta, por ser considerada um peso para a família e sociedade.

    Ao ler a reportagem senti nas pessoas que buscaram a clínica de suícidio assistido, o mesmo sentimento que justificava a morte de algumas pessoas a muitos anos atrás. Elas se sentem um peso desnecessário para a família. E foi isso que me deixou arrepiada. Como que um fato histórico considerado tão absurdo antigamente pode se fazer presente de novo na humanidade?
    Talvez outros valores sociais devem fazer parte desta discussão. Mas enfim acho que está bom né! Viajei demais kkkkkkkk
    Bjh
    Boa semana!
    Tati

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=EdtjK1o8mug

    Lembra do meu projeto de blog :sobre um dos elemntos de sentido...esqueci de um desenho ,que tbém curtia muito com meus irmãos e deixei acima pra partilhar e o trocadilho é válido ...tipo: Amigo cADÊ VC ?

    Bom pelo menos tem mais gente que viaja por aqui,assim não viajarei sozinha (tenho ,temos companhia ;bem como os demais participantes).É que desta participante em especial ,tivemos um testemunho,a respeito;legal.
    Só pra quebrar o gelo ou o frio mesmo ( muito frio aqui em Sampa )e por aí ?
    Não sei se ficou claro e então faço uma correção--vc foi um grande amigo e é ;me referia nos momentos que se passaram,ainda que não tenha percebido -seus retornos e textos foram muito importantes neste período /processo em que passamos .E a VIDA ,espera de nós isso -que seguimos em frente.

    http://www.youtube.com/watch?v=9r1TjVl0S0M

    Até...
    Namastê

    e o aluguel em breve continua ...

    LUZ.

    ResponderExcluir
  6. Feliz dia do amigo !

    http://www.youtube.com/watch?v=WbIf8dBYWLA&feature=related

    LUZ.

    ResponderExcluir
  7. Vc tbém tem uma curiosidade no seu blog e que tinha no meu ( que confesso me intrigava ).Mas,não sabia e não sei como funciona e o por quê -de um seguidor entrar e sair de tempos em tempos .Como acontece no seu tbém ,vc sabe explicar ? Por exemplo pq uma seguidora entra e sai ,alterando o número total de seguidores ( no meu a foto de um amigo entrava e sumia - igual ).E será que está acontecendo de surgirem anônimos raízes -personalidades criadas ,mas por quê ? Então todos querem apenas se divertirem com os outros ? Espero não ser real mesmo ou tter outra explicação .Sei lá ,tem dias que é complicado mesmo .Outros procuramos relevar,mas faz tempo que queria te perguntar isso.Bom se essa pessoa não existe ,pq a criação da mesma ?E pq só aparece em momentos que vc não quer falar ou responder ,percebe ?
    Bom, sei que tenho uma tendência pra viajar ,mas nem sempre viajo literalmente.Qualquer coisa ,não responde ,mas se for real ( prefiro que seja sincero ,se realmente nossa amizade for importante).O que me manteve por aqui foi acreditar nisso.E não adianta dizer que nem sabe ,pq é sempre a mesma pessoa ;como no meu -então deve ter alguma explicação. E os comentários tbém ,além de serem meio que parecidos/imitações ou continuações do que foi falado mais ou menos,não sei como explicar -tbém está estudando ?LUZ.

    ResponderExcluir
  8. Desculpa ,acho que viajei feio e misturei tudo.Ainda que nem tudo faça sentido ou seja coincidência ,não posso e não devo sair julgando .LUZ.

    ResponderExcluir
  9. Será que me enganei com vc ? (espero que não ).
    Mas,tudo bem ,como disse em outro espaço e acho que por aqui tbém;errar é humano .E erramos muitas vezes para aprender ou entender todo um processo que passamos ou vamos passar ou pra fixar e entender o aprendizado (apreender mesmo aquilo que foi vivido,vivenciado).Mas,de qualquer forma ,a sinceridade é sempre o melhor caminho e acho que posso te pedir isso ,bem como para outros amigos (as) pq sou coerente com que falo e faço.Não sou perfeita,mas não brinco com as pessoas e sim gosto de brincar junto com as mesmas (rirmos juntos,fazer o outro rir,gosto de quem faz o outro rir ).E não sou de falar muito neste espaço-internet ( apenas neste formato e com poucos)pq remete a um diário pode se dizer diferente ,de pensamentos,gostos,comportamentos partilhado e (entre amigos -muitas vezes). Sem necessidade de super exposição.E nem sei se vou continuar ,na verdade estava meio que me desligando aos poucos ,destes espaços -já que apenas alguns ,comento e vejo .E dei um tempo pq achei que realmente tinha não só conhecido um espaço bacana de partilha ,mas um amigo ( mas não sei ,o pq de tudo ficar confuso ,às vezes).E sinceramente,tem algo que não bate.Se quiser falar a respeito ,vou dar mais um tempo ,se não quer falar ,tudo bem .Encontrei um colega então, e respeitarei e fico contente da mesma forma,pelas partilhas e crescimento que este espaço me proporcionou. E espero que isso possa ter sido recíproco tbém.Até.LUZ.

    http://www.youtube.com/watch?v=__bihwnurTI
    Engenheiros do Hawaii-Dom Quixote

    ResponderExcluir
  10. Adivinha quem voltou ?

    http://www.youtube.com/watch?v=aMWFA3bDO3c&feature=related
    Não ! -quase acertou ,mas foram as andorinhas mesmo...faz sentido ?!
    As Andorinhas voltaram -Trio parada dura

    http://www.youtube.com/watch?v=oYmCzEIwDS0
    O passageiro -Capital Inicial

    http://www.youtube.com/watch?v=72Va64U5AEU
    Pense e dance -Barão Vermelho

    http://www.youtube.com/watch?v=zBaLzmBfHgA
    Flashbeagle -Snoopy

    LUZ.

    ResponderExcluir
  11. http://www.youtube.com/watch?v=ggNPQsG3lg4&feature=fvwp

    Ok, assistam esse vídeo e todos entenderam pq o Lio sumiu ou Lion ,faz mais sentido...


    Muito obrigada ,pela lembrança e pelos cumprimentos meu amigo virtual ( pelo meu niver ).Pq amigos virtuais tbém lembram uns dos outros e se importam com os mesmos.Acredito que amizades virtuais possam ser reais tbém e infelizmente ,há aquelas que não são reais ,seja virtual ou no campo real ( no sentido de conhecer na íntegra o outro ).Mas,espero que a nossa seja ou possa ter sido.
    Tudo bem,talvez vc nem tenha se lembrado que havia comentado a data do meu niver ,foi só pra quebrar o gelo mesmo.É que em outros espaços ,existem muitos personagens e deparar por aqui tbém com outros ,ficou ainda mais confuso.Também sei que faço muitas perguntas e que tenho que aprender a não esperar tanto da vida ,dos outros ;baixar expectativas.E seguir a vida ,mesmo qdo dá mesmo é vontade de jogar tudo pro alto.Mas,a vida pede ou exige isso da gente ,que seguimos em frente e vamos lá então.Não sei qual o motivo da sua ausência e não vou julgar.Saiba que sempre fui sincera e vou acreditar que vc tbém,e sou otimista ,ainda sendo realista -mas não devemos desacreditar de tudo e todos ;só pq nem sempre a vida é justa conosco.Seja no campo familiar,profissional e outros.Espero que vc esteja bem e fique bem.Talvez ,fiquei pensando depois ,vc quis facilitar as coisas qdo disse que tava tentando me desligar destas coisas de blog.E desapareceu literalmente ,sei lá ...Lá vai eu de novo ,querendo entender tudo e todos.Mas,então talvez tenha sido melhor assim e vou fazer a mesma coisa nos demais .Pq não adianta este espaços nos deixarem mais confusos ,pra quem já é ...não é muito bom ,nada salutar.Acho que tudo tem um tempo e seu sentido e o tempo que partilhei por aqui ,sempre ajudou e fez muito sentido .E espero que possa ter contribuido tbém.Vê se não fica muito preso na correria da vida ,lembra que um dos animais que vc se identificava era a tartaruga então...devagar tbém se vai longe.Temos que ter tempo para nós mesmos tbém ( e eu tbém estou mais ligada nisso tbém).Vou procurar viver mais ,fazer valer o tempo por aqui.Fácil, não...mas esta é a VIDA...POR QUê ? tbém não sei.Foi um prazer ser sua amiga virtual .LUZ.

    De despedida vai uns vídeos :

    http://www.youtube.com/watch?v=1ACVnOEoKtE&feature=related
    POR QUE ?????- Gabriel /Adriana Calcanhoto

    http://www.youtube.com/watch?v=FaEFFvEcNHI
    Pouca Vogal -Somos quem podemos ser

    http://www.youtube.com/watch?v=HwSKkKrUzUk&feature=related
    The Lion King

    http://www.youtube.com/watch?v=UC55dzANNl4
    Its my life-Bon Jovi

    Um grande abraço .Felicidades em todos os campos de tua vida.LUZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luz. Tenho passado por muitas coisas boas e ruins depois de chegar de Porto Alegre. Ainda mais juntando-se ao tempo escasso da volta ao trabalho... Mas não abandonei o blog. Digamos que fiz um recesso apenas.

      Excluir
    2. OK.
      Mas,pretendo me desligar mesmo desta coisa toda de comentários,blogs e ainda que gradualmente ,vou conseguir .Como na vida ,temos que ir mudando aos poucos ,um passo de cada vez.Tbém passei por momentos bons e ruins ( faz parte do pacote : VIDA).Mas,espero e desejo que esteja bem.Vc gostaria de partilhar seu e-mail ? Qdo quiser conversar /partilhar ou desabafar mesmo ,será bem vindo no meu tbém .Mas ,se fizer sentido ,senão tudo bem.Vi seu retorno e não quis deixar vc falando sozinho e muito chato ,qdo isso acontece e não é pq fazem comigo ,que vou fazer com o outro.Então ,qualquer coisa vc me dá um retorno ,mas vou entrar com menos frequência e postar mesmo ,não pretendo mais ,ok.Um processo de desligamento ...confesso não consegui ,de uma vez...
      Até.
      Passarei para ver retorno e se quiser nos falamos por e-mail,ok.
      LUZ.

      Excluir