quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Oscar 2012 - Parte 2

Demorei, mas voltei. Hehehe E agora tenho computador novamente (a muito custo, mas deixa pra lá)!

Esta publicação será sobre breves comentários meus sobre os filmes concorrentes ao Oscar que eu já assisti. Ainda não consegui assistir a todos (nem vou conseguir, mas pelos menos a maioria...). Lembro que dia 26 deste mês, isto é, no próximo domingo, ocorrerá a grande festa de premiação em Hollywood. Graças a Deus Amanhecer não está entre os concorrentes, viu Tati... As pessoas ainda estão lúcidas...

Os Descendentes: é um bom filme, relativamente. Achei um tanto previsível e comum o roteiro. Há boas atuações e a locação (o Havaí) é muito boa, porém não me chamou muito a atenção como um todo. Filme mediano e não sei se merece estar concorrendo à estatueta. Mas é assistível.

A Árvore da Vida: traz uma ótima temática, boas atuações, uma boa trilha e uma excelente fotografia, mas o roteiro deixa muito a desejar. O trailer é melhor que o filme, visto que o filme divaga muito e há diversas passagens arrastadas, meio desconexas e, principalmente, vagas com grandes "pausas". O tempo poderia ser otimizado e melhor usado, passando de mais de 2h à 1h30.

Cavalo de Guerra: tive preconceito com o filme por se tratar de um filme de "animal" (desses em que o protagonista é um bicho, tipo cachorros, gatos, ratos, macacos etc, o que não gosto), o que me fez pegá-lo no último dia em cartaz. E agradeço por ter conseguido. O filme tem boas atuações, ótima fotografia, excelente roteiro e muito tocante.

Meia-noite em Paris: filme maravilhoso! Leve, divertido, dramático, intenso e envolvente na medida certa, além de interessante. Com realismo fantástico, nos transporta pra uma Paris mágica. Boas atuações, excelente roteiro, ótima trilha sonora e boa fotografia. É muito bem dirigido e traz uma boa reflexão ao final. Me deixou ainda com mais vontade de conhecer a Cidade Luz.

O Espião que Sabia Demais: como havia previsto: não gostei muito do filme. Motivos: não sou tão chegado em filmes de espionagem e guerra, mas está valendo. Realmente Gary Oldman está muito bem no papel do protagonista, bem como ótimas atuações de seus colegas (dentre eles os famosos Colin Firth e Tom Hardy). Roteiro muito bom e que nos traz pra realidade (fala sobre a Guerra Fria após a 2ª Guerra). Achei a trilha sonora meio fraca e me faltou interesse pela história.

Millennium - Os Homens que não Amavam as Mulheres: vi o filme original sueco (que inclusive é bem recente, de 2009), com roteiro tirado de um best seller e que quando saiu eu não estava muito animado pra ver. Confesso que fui apenas por causa do Oscar. Tem uma trilha boa, fotografia e atuações bons (com destaque para a excelente interpretação de Mara Rooney na pele da protagonista e uma atuação mediana de Daniel Craig, o mais recente 007 no cinema). Só. O roteiro mudou um pouco realmente, mas precisava mesmo fazer este filme? Me pergunto porque uma refilmagem tão rápida de um filme, qual a real necessidade dele. Aliás, a pergunta deveria ser: ta concorrendo ao Oscar só porque é uma refilmagem na versão dos EUA? Acho que sim... De qualquer forma, prefiro o original.

A Dama de Ferro: este filme é muito bom! O roteiro é muito bom (além de baseado em fatos reais, o que dá veracidade à estória), trilha muito boa, ótima fotografia, maquiagem fantástica! (capaz de não se reconhecer Maryl Streep na maioria das vezes e outras dizer: "Sim, esta é Maryl.") e uma interpretação imbatível! Sinceramente? Não sei o que este filme está fazendo fora da categoria de melhor filme.


Kung Fu Panda 2 e Gato de Botas: um bom filme, divertido e que traz uma boa reflexão ao final, condizente com a temática infantil. É tudo bom: trilha, recurso gráfico, roteiro etc. No caso de Gato de Botas, não vejo motivo de terem feito o filme, é apenas mais uma forma de exploração de uma coisa que deu certo (Shrek), mas que já está saturado e as pessoas ainda tentam lucrar de alguma forma.

As Aventuras de Tintim: estava até empolgado para ver, porém fiquei ligeiramente triste. Acho que a tecnologia tirou um pouco do prazer que tinha ao ver este desenho há anos atrás. No mesmo padrão do desenho, traz um roteiro condizente ao que propõe, trilha que acompanha bem (mas não tão marcante), mas um recurso gráfico excelente!

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2: filme normal. Bom roteiro, boas atuações, a trilha original de sempre e ótimos efeitos visuais. Mas, sinceramente?, não sei o que está fazendo no Oscar.

Planeta dos Macacos - A Origem: é um ótimo filme! Também deveria fazer companhia para A Dama de Ferro como Melhor Filme. Tem um ótimo roteiro, uma trilha bacana e característica, boa direção, boas atuações e excelentes efeitos visuais!

Rango: um bom filme de animação, mas não é nada demais. Intepretação de Jhonny Depp, com bom recurso gráfico e roteiro relativamente comum às animações.


E por hora é só. Nesta quarta verei A Invenção de Hugo Cabret.
Em tempo:
Filmes que to doido pra ver: O Artista, Albert Nobbs e A Separação.
Filmes que quero ver: Histórias Cruzadas, A Invenção de Hugo Cabret, Sete Dias com Marilyn e Toda Forma de Amor.
Filmes que não vou ver: O Homem que Mudou o Jogo (não faz meu tipo de filme e o trailer não me chamou a atenção) e Missão Madrinha de Casamento.
Comentários: o que é que Missão Madrinha de Casamento está fazendo concorrendo? Pelo amor de Deus, alguém me explica. Estou muito em dúvida quanto ao quesito Maquiagem e Melhor Atriz entre Maryl Streep (A Dama de Ferro) e Glenn Close (Albert Nobbs), mas acho que ficarei com Maryl (só pra variar...). Infelizmente perdi Um Gato em Paris quando esteve na cidade, quem sabe não consiga assistir um dia.
Próximas paradas: A Invenção de Hugo Cabret; Histórias Cruzadas e A Separação dia 24/02/12, portanto vamos ver se dá tempo de assistir para o Oscar.

Namastê. Au revoir.

3 comentários:

  1. Oi,
    Legal que vc conseguiu um novo computador.Não acompanho muito essa coisa toda de Oscar,premiações e na verdade,acho um pouco relativo ( mas respeito quem gosta e curte e se interage no assunto).Em relação aos filmes : assisti por enquanto, apenas o Gato de botas e gostei e gosto de filmes com animais ( protagonistas ou não ),sem ser forçados demais e achei muito legal,as cenas de danças ;o par ( a gatinha pata mansa e o olhar do gato ruivinho).Acho que independente das críticas externas ,um filme deve fazer sentido pra quem assiste e se for bom pra vc, não importa se não foi bom pra mídia ( não sei se faz sentido,se me entende).Quando vc faz aniversário, não esqueci,está chegando março...o computador foi seu presente antecipado ? Até.LUZ.

    ResponderExcluir
  2. "Um filme deve fazer sentido pra quem assiste" resumiu muito bem como devem ser encarados esse tipo de coisa. E foi exatamente o que falei no final do meu texto sobre os vencedores.
    E sim, o computador foi meu presente para mim (como o outro tinha sido há uns anos atrás)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo retorno.Legal que faça sentido pra vc tbém.Então ,qdo vc faz aniversário ?
      Aguardarei o próximo texto.Um abraço.
      Bom domingo.LUZ.

      Excluir